00:00:00
03 May

Conjuntura CNseg nº 21: desafios e impactos provocados pela pandemia

3 de junho de 2020
410 Visualizações

A nova edição da Conjuntura CNseg (nº 21) está disponível no portal da CNseg (cnseg.org.br) com uma série de conteúdos que analisam os impactos e desafios provocados pela pandemia aos segmentos de Danos e Responsabilidades, Capitalização, Saúde Suplementar e Cobertura de Pessoas, em um cenário de grande incerteza econômica, política e até mesmo jurídica. Além disso, traz artigos sobre temas como sustentabilidade, regulação, estatístico e jurídico.

Em Danos e Responsabilidades, é apresentada a perspectiva positiva para o Seguro Residencial em consequência do regime de home office adotado durante a pandemia. Há o consenso de que o fato da casa ter se tornado uma extensão do trabalho amplia a percepção dos riscos envolvidos, endereçando ao seguro uma demanda adicional de pedidos das mais variadas coberturas.

Em outro capítulo, o interessado é informado sobre os desafios enfrentados pela FenaCap ao assumir a operacionalização de sorteios substituindo as extrações da Loteria Federal, o que ocorreu logo após a Caixa Econômica Federal anunciar a suspensão da modalidade, cujos resultados servem de base para premiação dos títulos de capitalização.

Sobre o comportamento do mercado de Saúde Suplementar após o fim da pandemia, os efeitos ainda são incertos e será preciso avaliar ao longo do tempo como as empresas se comportarão e como a renda das pessoas será afetada. Mais do que isso, se a retomada será rápida, uma curva em V, ou se será devagar, uma curva em W ou em L.

A abordagem sobre Cobertura de Pessoas envolve “o novo consumidor e suas novas necessidades”. De acordo com o conteúdo, “a pandemia fará com que surja um novo consumidor. Embora ainda incertas suas feições finais, algumas características já são possíveis de serem vislumbradas como, por exemplo, a interação cada vez maior com os canais digitais e crescente conscientização sobre a necessidade de proteção”.

No boxe sobre sustentabilidade, um guia produzido pela ONG global WWF, em conjunto com a Unesco e a Iniciativa Financeira do Programa Ambiental das Nações Unidas, e lançado no Brasil em outubro de 2019, ajuda a esclarecer o papel do setor de seguros na proteção da biodiversidade. No campo da regulação, a atenção dispensada aos controles internos relativos à prevenção aos crimes de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo (LD/FT) deve continuar mesmo em tempos de pandemia.

Outro estudo trata de verificar a existência de quebras estruturais em séries temporais de arrecadação do setor segurador, capazes até de impossibilitar diversas análises estatísticas importantes, dependendo dos seus impactos. O tema jurídico também é abordado na publicação, destacando que desde o início da pandemia houve um aumento expressivo no quantitativo de proposições legislativas apresentadas perante o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa do Distrito Federal e as Assembleias Legislativas. O último capítulo é dedicado a publicações selecionadas, que abordam diversas temáticas relacionadas à atividade seguradora, na forma de trabalhos para discussão, livros e artigos acadêmicos, além de teses e dissertações de mestrado e doutorado nas mais diversas áreas do conhecimento.

Superintendência – Executiva de Comunicação e Imprensa da CNseg

You may be interested

Bradesco Seguros inicia Operação Emergencial no Rio Grande do Sul
Bradesco Seguros
84 Vizualizações
Bradesco Seguros
84 Vizualizações

Bradesco Seguros inicia Operação Emergencial no Rio Grande do Sul

Publicação - 2 de maio de 2024

A Bradesco Seguros anuncia a 45ª Operação Emergencial de Tratamento de Sinistros no estado do Rio Grande do Sul. Nos últimos dias, o estado vem sofrendo com…

Susep lança serviço
Susep
81 Vizualizações
Susep
81 Vizualizações

Susep lança serviço

Publicação - 2 de maio de 2024

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) disponibilizou hoje (02), em seu site, uma ferramenta que permite ao cidadão enviar, a qualquer tempo, sugestões de alterações nas normas…

A IA generativa transforma a essência do seguro cibernético
Cibersegurança
79 Vizualizações
Cibersegurança
79 Vizualizações

A IA generativa transforma a essência do seguro cibernético

Publicação - 2 de maio de 2024

No século XIV, se um navio viajasse da Europa para uma cidade distante em determinada época do ano, com rota e valor de carga específicos, as seguradoras…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin