Com o avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, os indicadores econômicos, que já apontavam um cenário desfavorável, mostram a retração do País. A edição mais recente da Carta de Conjuntura do Setor de Seguros, realizada pelo Sindicato das Empresas de Seguros e Resseguros (SindsegSP) e pelo Sindicato de Empresários e Profissionais Autônomos da Corretagem e da Distribuição de Seguros do Estado de São Paulo (Sincor-SP) traz dados que reforçam a importância do setor para o desenvolvimento.
Segundo o estudo, a desvalorização do real se acelerou nos últimos meses devido a problemas relacionados ao novo coronavírus, ao agravamento do ambiente político e à perspectiva de que o País possa ficar para trás na recuperação pós-pandemia global.
“Ainda estamos atravessando a crise provocada pela pandemia e seus efeitos devem ser sentidos ao longo de vários meses. Os diferentes setores da economia estão trabalhando duro para reverter, cada um com sua característica, este momento”, diz a Carta.
A publicação ainda aponta que o setor de seguros tem demonstrado sua resiliência com a rápida implementação de métodos de trabalho, se adequando ao novo tempo e atendendo aos seus clientes de forma rápida e certeira.
Até o mês de março, o setor de seguros conseguiu faturar quase R$ 18 bilhões, sem o ramo de saúde. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o avanço foi de 7%.
Na separação por ramos, o segmento de pessoas tem liderado a evolução no mercado de seguros, já que teve aumento de 9% no faturamento durante os três primeiros meses do ano, com o montante de R$ 3,7 bilhões. Já os ramos elementares, sem contar o DPVAT, conseguiram faturar R$ 6,2 bilhões no período, representando crescimento de 4% na comparação com o mesmo período de 2019.
“Nos próximos meses, os efeitos da pandemia ainda pressionarão mais os dados. Nesse caso, é esperado que a variação seja ainda menor dos que os dados obtidos até agora”, ressalta o estudo.
Confira a Carta de Conjuntura na íntegra: https://www.sincor.org.br/wp-content/uploads/2020/06/carta_de_conjuntura_abril_2020.pdf
Assessoria de Imprensa – Sincor-SP
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…