A última edição da Carta de Conjuntura do Setor de Seguros, realizada pelo Sindicato das Empresas de Seguros e Resseguros (SindsegSP) e pelo Sindicato de Empresários e Profissionais Autônomos da Corretagem e da Distribuição de Seguros do Estado de São Paulo (Sincor-SP), traz expectativas pouco positivas. A valorização do dólar frente ao real e o avanço do coronavírus tornam o cenário futuro incerto.
Nos últimos meses, o dólar teve valorização de mais de 20%, apresentando uma cotação acima de R$ 4,50, durante o mês de fevereiro, e atingindo o valor acima de R$ 5, em 16 de março.
“A alta da moeda pode ser atribuída tanto a incertezas no cenário político e econômico do País quanto ao impacto da disseminação do novo coronavírus (Covid-19) pelo mundo”, diz o editorial assinado pelos presidentes das entidades , Rivaldo Leite (SindsegSP) e Alexandre Camillo (Sincor-SP).
Na análise dos primeiros meses do ano, o estudo aponta que o setor já faturou pouco mais de R$ 10 bilhões, sem contar os ramos de saúde e DPVAT. “Os dados de 2020 só correspondem ao primeiro mês do ano, que não captaram os efeitos do coronavírus em toda a sua intensidade”, diz a Carta.
Já na separação dos ramos, o de pessoas continua a liderar, visto que conseguiu um avanço de 11%, enquanto os ramos elementares registraram crescimento de 5%, em relação ao mesmo mês do ano passado.
O estudo ainda ressalta que é difícil prever o cenário para os próximos meses, mas aponta dois efeitos. Primeiro, na área de saúde, já que os custos vão aumentar, e no seguro de vida, uma vez que dependerá de quais faixas etárias serão as mais afetadas. E segundo, em contraponto, alguns ramos podem sofrer efeito inverso como, por exemplo, menores taxas de sinistros de automóvel.
De forma indireta, o setor de seguros será atingido pela menor produção e queda no PIB nos países. As expectativas de crescimento nesse ano (e talvez do próximo) já começarão a ser ajustadas.
Assessoria de Imprensa Sincor-SP
You may be interested
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…
Dedalus tem Tokio Marine como novo cliente em projeto de governança e arquitetura de dados
Publicação - 22 de novembro de 2024A Tokio Marine Seguradora, uma das maiores companhias de seguros do Brasil e subsidiária do Grupo Tokio Marine, multinacional japonesa presente em 46 países, é a mais…