Superintendência de Seguros Privados (Susep) emitiu um parecer sobre o fim do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (Dpvat) para o Supremo Tribunal Federal (STF).
A decisão de extinção do atual modelo do Dpvat, por meio da MP 904/2019, está baseada em quatro pilares:
- Fonte de arrecadação altamente regressiva, ou seja, incide de forma mais severa sobre a população mais pobre;
- Seguro de baixo retorno e eficiência para a sociedade;
- Modelo sem paralelo no mundo, ao transferir recursos compulsoriamente recolhidos da população para um monopólio privado;
- Estímulo a fraudes e ineficiência, pois quanto maiores os custos do monopólio maiores os ganhos do monopolista.
Confira a íntegra do documento em: https://www.susep.gov.br/setores-susep/noticias/noticias/susep-emite-parecer-sobre-o-fim-do-dpvat-para-o-stf
Assessoria de Imprensa da Susep
You may be interested

Zurich celebra formatura do projeto Moldando o Futuro
Publicação - 8 de janeiro de 2026Foi realizada, no Zurich Help Point (Avenida Raja Gabáglia, São Bento), a formatura da nova turma de Belo Horizonte do Moldando o Futuro, projeto de qualificação profissional…

Capitalização cresce 8,8% e movimenta R$ 28,67 bilhões
Publicação - 8 de janeiro de 2026A Capitalização movimentou R$ 28,67 bilhões entre janeiro e outubro de 2025, crescimento de 8,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados da…

Mapfre atualiza marca global em nova fase
Publicação - 8 de janeiro de 2026A Mapfre, companhia global de seguros e serviços financeiros, passa a adotar, a partir de hoje, uma nova identidade visual. A mudança marca o primeiro reposicionamento da…
Mais desta categoria













