As chamadas questões ambientais, sociais e de governança, que formam a sigla ASG, estão integradas nos planejamentos estratégicos de 60% das 39 seguradoras inseridas na nova edição do Relatório da CNseg de Sustentabilidade do Setor de Seguros e representam 83% da arrecadação total do setor. “Como atividade econômica estratégica para o avanço econômico-social brasileiro, o setor de seguros também deve responder a anseios da sociedade que não são naturalmente incorporados nos tradicionais aspectos econômicos e técnicos do seguro”, comenta a diretora de Relações de Consumo e Comunicação da CNseg, Solange Beatriz Palheiro Mendes.
Na análise de Solange, as respostas aos anseios da sociedade são “preocupações legítimas que devem ser observadas para garantir ao mercado segurador a conexão necessária com seus públicos de interesse, principalmente com o seu consumidor”. O relatório tem como principal referência os Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI) lançados pela Unep-FI em 2012, em evento sediado pela CNseg, no Rio de Janeiro.
A divulgação do relatório, segundo a CNseg, atende inclusive a um dos postulados do PSI, o da “divulgação pública e regular, de modo a demonstrar responsabilidade e transparência, sobre os avanços na implementação dos Princípios”. Para Fátima Lima, presidente da Comissão de Sustentabilidade e Inovação da CNseg, colegiado responsável pela elaboração do documento, a preocupação com a sustentabilidade e a integração dos fatores ASG no negócio, além de mitigarem riscos financeiros e de reputação, antecipa novas demandas de clientes, que cobram cada vez mais as empresas por um comportamento responsável em relação à sociedade e ao meio ambiente.
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