00:00:00
11 Jan

Evento reuniu os principais agentes do mercado segurador e investidores da América Latina

Por: Priscila Palacio

O futuro do mercado de seguros, inovações, e o papel dos corretores foram debatidos durante o CQCS Insurtech & Inovação 2019, com a presença de 1.500 profissionais do mercado, em São Paulo. Na abertura do evento, Gustavo Dória, idealizador do projeto afirmou: “Nós somos guardiões dos sonhos e conquistas da sociedade. O seguro é um aliado das pessoas e não um mal necessário”.

Nomes internacionais de prestígio compartilharam suas experiências no mercado. Jonathan Kalman, fundador da EOS Venture Partners, falou sobre a necessidade de transformação do setor. “A tecnologia está criando uma mudança inevitável. Daqui a dez anos, essa indústria terá se reinventado e todos nós seremos parte dessa transformação”, conceitua. Kalman aposta que a próxima grande tendência para o setor é a inteligência artificial.

Paul Meeusen, conselheiro da B3i, falou de regulação: “Minha recomendação é que os órgãos reguladores e o setor trabalhem juntos e se acostumem com a tecnologia e a automatização no mercado”.  Ryan Rugg, chefe global de seguros da empresa R3, apresentou a ferramenta Corda, uma plataforma de blockchain de terceira geração que fornece e compartilha informações de forma bilateral.

Já John Drzik, presidente da Marsh Global Risk and Digital afirmou ser um erro superestimar o que vai acontecer em dois anos e subestimar o que acontecerá em dez e faz uma alerta: “não deixe se dominar pela inatividade”. Kalman, por sua vez, defendeu o compartilhamento de ideias e a comunidade integrada. “O setor vive seu melhor momento. Deve-se acolher e atrair os jovens. Precisamos de DNA digital”, pontuou.

Ambiente propício à inovação

O painel “Como as seguradoras incorporam as novas tecnologias?” reuniu um time de especialistas. Denise Ciavatta CIO da HDI, Alexandre Putini, superintendente de digital e inovação da SulAmérica, Omar Ajame, da TEX, e Leandro Leite, da WIZ BPO contaram como as companhias atuam para promover um ambiente de inovação e incorporar novos produtos e serviços.

Para Denise é necessário buscar recursos, talentos e combinar com parceiros capacitados. “A transformação da indústria provoca a transformação da empresa. O desafio é conectar tecnologia, processos e na ponta o cliente. Para isso a modernização do nosso ambiente tecnológico é essencial”.

Na visão de Putini, a criação de uma cultura de experimentação por meio de experiências digitais exige experimentar e errar. “O design thinking é fundamental nesse processo. Entregamos valor para as pessoas e isso contagia todos os envolvidos”.

Ajame lembrou do início das atividades da TEX, quando “tinha mentalidade de startup”. “Queremos adicionar valor ao mercado e hoje a integração é a regra. Nosso desafio é inventar o futuro”.

Leite, destacou as soluções desenvolvidas pela empresa para relacionamento com cliente, backoffice, gestão de documentos, cobrança, e terceirização de mão-de-obra especializada. “Nosso time trabalha em sinergia com clientes e parceiros. A busca por soluções baseadas em novas tecnologias faz parte da cultura da empresa”.

Futuro da proteção

Adílson Lavrador, diretor executivo de operações, tecnologia e sinistros da Tokio Marine participou do painel “Inovação em velocidade recorde”. Ele comentou sobre qual deve ser a atitude do corretor frente à inovação e como a companhia deve se preparar para isso. “A tecnologia ajuda a suportar processos de inovação. Muitos corretores não têm o conhecimento de se projetar no mercado como agente inovador”.

No painel “Porque o Corretor é o Futuro da Proteção”, André Lauzana, vice-presidente comercial e de marketing da SulAmérica, refletiu que a tecnologia contribui com novos comportamentos. “Pessoas que entendem pessoas é a nova tendência. Empresas e seguradoras estão transformando modelos de negócios e trabalham para que o indivíduo se sinta único”, enfatizou.

Leonardo Freitas, diretor executivo da Bradesco Seguros, afirmou que o mercado evoluiu e o cliente está cada vez mais conectado. “O novo consumidor é descomprometido, frequenta as mídias sociais, está mais informado, em busca de conteúdo relevante”. Segundo ele, é preciso entender o que o influencia na compra de um seguro e como prestar bom atendimento.

Para Renato Pedroso, presidente da Previsul, o corretor assume um papel consultivo fundamental junto ao segurado. “As pessoas precisam de alguém que busque a melhor proposta para suas necessidades. Esse alguém é o corretor”, defendeu. E José Luís Ferreira da Silva, diretor comercial da Tokio Marine, fez uma reflexão sobre o mercado e os novos entrantes. “Até pouco tempo, o medo era dos bancos acabarem com a chegada da tecnologia. O corretor precisa aprender as ferramentas que as companhias têm para ensinar aos clientes, incorporar essa evolução em seu trabalho. Haverá clientes analógicos e digitais e ele precisa estar pronto para atender todos”, finalizou.

You may be interested

Seguros Unimed é a nova patrocinadora da equipe Itambé Minas
Seguros Unimed
98 Vizualizações
Seguros Unimed
98 Vizualizações

Seguros Unimed é a nova patrocinadora da equipe Itambé Minas

Publicação - 9 de janeiro de 2026

A equipe Itambé Minas vai contar com o patrocínio da Seguros Unimed, braço segurador e financeiro do Sistema Unimed, até o fim da temporada 2025/26. A seguradora, especialista em soluções que…

Gallagher destaca papel da especialização técnica
Gallagher
93 Vizualizações
Gallagher
93 Vizualizações

Gallagher destaca papel da especialização técnica

Publicação - 9 de janeiro de 2026

Após quase um mês da sanção da Nova Lei de Seguros (Lei nº 15.040/2024), a Gallagher Seguros ressalta que o sucesso da implementação das novas regras dependerá…

Amil Me Leva 2025 foi uma das vencedoras do Prêmio Caio
Amil
109 Vizualizações
Amil
109 Vizualizações

Amil Me Leva 2025 foi uma das vencedoras do Prêmio Caio

Publicação - 9 de janeiro de 2026

A viagem de incentivo Amil Me Leva 2025 foi uma das vencedoras do Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos” no Brasil, no mês de dezembro. O…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin