A edição de agosto do Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICCS) indica que, em linhas gerais, o mercado de seguros brasileiro continua otimista, pois os indicadores permanecem acima de 100 pontos, situação que se repete desde outubro do ano passado. Contudo, a trajetória ascendente do índice, verificada nos dois últimos meses, foi interrompida em um patamar de 115 pontos.
O Estudo é realizado todos os meses pela Fenacor para medir o grau de confiança de corretores de seguros, seguradores e resseguradores quanto ao crescimento da economia, rentabilidade do setor de seguros e faturamento do mercado.
De acordo com o consultor Francisco Galiza, responsável pelo estudo, neste momento, as respostas das empresas estão “com uma grande dispersão”, sinalizando dúvida sobre o comportamento das variáveis. “A pergunta agora é se, até o final do ano, o índice poderá voltar a recuperar o fôlego ou então, ao contrário, sofrer uma nova reversão, como já tivemos nos primeiros meses de 2019”, explica o consultor.
INDICADOR. O ICSS é um indicador mensal que mede a confiança do setor de seguros no Brasil. Esse indicador é o resultado de três variáveis: ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).
Todo final de mês são enviadas perguntas simples, de múltipla escolha, em que as empresas dizem sobre o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor. Ao todo, aproximadamente 100 companhias são entrevistadas em cada oportunidade.
Embora todas as perguntas sejam de caráter institucional, as respostas das companhias não são divulgadas individualmente.
No seu cálculo, o indicador leva em conta três aspectos: economia brasileira, faturamento e rentabilidade de cada um dos setores citados.
A partir dessas informações, e após cálculos estatísticos, é definido esse índice, cujo valor varia de 0 a 200. O número 100, que divide o índice ao meio, sinaliza que a expectativa atual é que a situação permaneça a mesma no futuro. Por outro lado, quanto maior esse valor, mais otimista está o segmento; e vice-versa.
Veja, abaixo, os quadros com os índices que apontam o grau de confiança do mercado:
Indicador |
Abr.19 |
Mai.19 |
Jun.19 |
Jul.19 |
Ago.19 |
ICES |
108,5 |
100,8 |
102,3 |
111,0 |
110,5 |
ICER |
103,5 |
99,8 |
112,9 |
113,1 |
110,9 |
ICGC |
110,4 |
111,1 |
112,1 |
125,1 |
127,3 |
ICSS |
107,4 |
103,8 |
109,0 |
116,2 |
116,0 |
2) Expectativas para daqui a 6 meses
a) Crescimento da Economia Brasileira
Avaliação (%) |
Seguradoras |
Corretoras |
Resseguradoras |
Muito Melhor |
0 |
9 |
10 |
Melhor |
43 |
41 |
30 |
Igual |
43 |
50 |
60 |
Pior |
14 |
0 |
0 |
Muito Pior |
0 |
0 |
0 |
Total |
100 |
100 |
100 |
b) Rentabilidade do seu setor
Avaliação (%) |
Seguradoras |
Corretoras |
Resseguradoras |
Muito Melhor |
0 |
0 |
0 |
Melhor |
25 |
50 |
0 |
Igual |
50 |
50 |
80 |
Pior |
25 |
0 |
20 |
Muito Pior |
0 |
0 |
0 |
Total |
100 |
100 |
100 |
c) Faturamento do seu setor
Avaliação (%) |
Seguradoras |
Corretoras |
Resseguradoras |
Muito Melhor |
0 |
5 |
0 |
Melhor |
43 |
45 |
40 |
Igual |
50 |
50 |
60 |
Pior |
7 |
0 |
0 |
Muito Pior |
0 |
0 |
0 |
Total |
100 |
100 |
10% |
4) Sobre o ICSS
O ICSS é divulgado em toda primeira semana de cada mês, tomando como referência os dados obtidos em pesquisa realizada na última semana do mês anterior.
– A metodologia adotada segue um padrão similar ao existente em Indicadores de Confiança de outros setores econômicos, como, por exemplo, o Índice de Confiança do Comércio (ICEC) e o Índice de Confiança da Indústria.
– Com o objetivo de mensurar com precisão a evolução das expectativas, as perguntas usadas no cálculo do ICSS são repetidas mensalmente.
– Em termos econômicos, o ICSS tem três objetivos principais:
* permitir a comparação com outros indicadores similares da economia (macroeconômicos e de setores específicos);
* torna-se uma fonte teórica e acadêmica;
* o próprio segmento avaliado e seus setores relacionados passam a compreender as expectativas atuais e, assim, podem entender melhor esse mercado e fazer com mais acuidade as suas previsões.
Assessoria de Imprensa Fenacor
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…