00:00:00
05 Feb

Test drive na franquia é oportunidade de conhecer a operação antes de fechar negócio

7 de agosto de 2019
621 Visualizações

Começar o próprio negócio apostando no mercado de franquias já provou ser uma iniciativa muito promissora. Prova disso são os resultados do franchising brasileiro que faturou R$41,46 bilhões durante o primeiro trimestre deste ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Mesmo com todo treinamento e suporte prestado pela franqueadora para garantir o sucesso da operação, a escolha final, claro, é do investidor. Para garantir que o perfil do interessado realmente estará de acordo com a proposta da franquia, diversas redes desenvolveram uma espécie de test drive, colocando o possível franqueado em contato com a rotina da unidade.

“É complicado abrir uma empresa e perceber que aquilo não era o que você esperava. Não tem como pedir demissão e ir embora”, afirma Edmundo Nogaroto, diretor de expansão da San Martin Corretora de Seguros. “Para evitar riscos dos dois lados, tanto do franqueado quanto da franqueadora, nós oferecemos o test drive para que esse investidor conheça pessoalmente como seria seu trabalho, seu dia a dia”, explica.

Como funciona

Na San Martin as visitas são realizadas na sede da franquia (localizada em São José do Rio Preto, SP) e em unidades máster franqueadas. Nenhum custo é cobrado pela visita e o test drive não é obrigatório – a prática não faz parte do treinamento nem está prevista pela Circular de Oferta de Franquia (COF).

Após agendar uma data e comparecer na unidade escolhida, o interessado acompanhará a rotina de trabalho na franquia, os processos do negócio, venda dos serviços comercializados pela rede, prospecção de novos clientes, etc.

Diferentemente do treinamento, onde o já franqueado aprende tudo sobre o negócio, o test drive é a chance de o candidato observar em tempo real o funcionamento de uma unidade, tirar suas dúvidas e decidir se aquele trabalho realmente é para ele. “Tudo que a gente compra é pensado nos mínimos detalhes. Onde compensa comprar certo produto, qual local é mais viável, como é a produção em determinado lugar… nós pesquisamos e testamos tudo, por que seria diferente com a própria empresa?”, questiona o diretor.

Em sua visão, é mais do que natural que o candidato conheça o negócio antes de tomar uma decisão tão séria quanto essa, já que o intuito da visita é justamente passar ao candidato o que é administrar uma franquia: lidar com funcionários, solicitações, pagamentos, etc., dando uma visão literal sobre o tamanho da responsabilidade e do comprometimento exigidos pela franqueadora. “Essa ambientação é a cereja do bolo. Nesse momento o candidato consegue se ver exercendo a profissão, tornando a decisão bem mais fácil”, diz.

Fatos&Ideais Comunicação

You may be interested

Setor de planos de saúde fecha 2024 com números recordes de beneficiários
ANS
36 Vizualizações
ANS
36 Vizualizações

Setor de planos de saúde fecha 2024 com números recordes de beneficiários

Publicação - 5 de fevereiro de 2025

O setor de planos de saúde manteve, em 2024, o crescimento significativo em números de beneficiários em suas duas segmentações. Segundo o levantamento da Agência Nacional de…

MDS Brasil e Grupo Multiplica anunciam aliança
MDS Brasil
29 Vizualizações
MDS Brasil
29 Vizualizações

MDS Brasil e Grupo Multiplica anunciam aliança

Publicação - 5 de fevereiro de 2025

A MDS Brasil, reconhecida como uma das principais empresas de Seguros, Resseguros e Consultoria de Riscos no país, dá um passo significativo em sua estratégia de diversificação…

Nova imersão confere formação internacional em mutualismo
Escola de Negócios e Seguros
32 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
32 Vizualizações

Nova imersão confere formação internacional em mutualismo

Publicação - 5 de fevereiro de 2025

Um dos temas que estará no centro dos debates no mercado de seguros em 2025 é o mutualismo. O segmento ganhou relevância e se tornou “a bola…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

Qantev e InsureMO fazem parceria
InsureMO
39 Vizualizações
39 Vizualizações

Qantev e InsureMO fazem parceria

Publicação - 5 de fevereiro de 2025
Azos anuncia expansão a João Pessoa
Azos Seguros
31 Vizualizações
31 Vizualizações

Azos anuncia expansão a João Pessoa

Publicação - 5 de fevereiro de 2025
Unimed lança portal com informações de saúde
Unimed
32 Vizualizações
32 Vizualizações

Unimed lança portal com informações de saúde

Publicação - 5 de fevereiro de 2025
Previdência privada aberta cresce 15,3% em 2024
FenaPrevi
36 Vizualizações
36 Vizualizações

Previdência privada aberta cresce 15,3% em 2024

Publicação - 5 de fevereiro de 2025
WordPress Video Lightbox Plugin