00:00:00
24 Feb

Embracon, Promove Ação Sócio Cultural

30 de julho de 2019
1148 Visualizações

A Embracon, em parceria com a Fundação Gol de Letra e a Promove Ação Sócio Cultural, promoveu curso de capacitação profissional para 25 jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A iniciativa reuniu colaboradores das três instituições para incentivar o desenvolvimento de talentos e o acesso à informação, com o objetivo final de aumentar as oportunidades no mercado de trabalho para esses jovens.

A Fundação Gol de Letra é reconhecida pelo trabalho que desenvolve há mais de 20 anos, de educação integral através do esporte e da cultura, com crianças e jovens de comunidades socialmente vulneráveis de São Paulo e Rio de Janeiro. A Promove Ação Sócio Cultural também se dedica à inclusão social de crianças, jovens e adultos, por meio da educação, há mais de 25 anos, em bairros da capital paulista. Para Geraldo Brito, gerente de Serviços da Promove Ação Sócio Cultural, da união com a Fundação Gol de Letra e a Embracon foi possível agregar conhecimentos complementares e promover uma experiência mais rica aos alunos. “Conciliamos organizações com competências diversas para um bem maior: promover melhora na vida de quem precisa”, explica.

Com duração de três meses, as aulas, ministradas duas vezes por semana por consultores externos e colaboradores da Embracon, na filial da administradora em Anhangabaú, fazem parte de uma das ações de voluntariado da empresa chamada Programa Crescer. No decorrer do curso, foram abordados temas como: inovação, criatividade, trabalho em equipe, negociação de vendas, atendimento ao cliente, comunicação assertiva, gestão financeira, conexão com o propósito e o sistema de consórcios.

“O Programa Crescer nasceu da nossa vontade de contribuir com a sociedade e ajudar a construir um futuro melhor para esses jovens”, destaca Rita Santana, treinadora da Embracon. “Ao longo da formação tive certeza que sairia com algum aprendizado, assim como iria contribuir com eles. Ao contar minha trajetória otimista sobre a vida e o que eu fiz para alcançar minhas conquistas, pude mostrar caminhos diferentes e possíveis para que aqueles jovens possam realizar os seus sonhos”, conta.

Lindomar Silva, gerente regional da administradora, participou de uma das atividades finais que tinha como tema o consórcio e descreveu sua experiência como motivadora. ”Foi muito gratificante ver um pessoal cheio de expectativas positivas, mas ao mesmo tempo com uma sobriedade a respeito das dificuldades e do caminho que precisam trilhar para mudar a própria realidade”.

A primeira turma de capacitação contou com 25 alunos, de 16 a 43 anos, sendo que 98% nunca haviam trabalhado. Ao todo, 22 participantes terminaram o curso e receberam em junho o certificado de conclusão. Entre eles, estava Fernanda Amaral, de 38 anos, e Juliana Barbosa, de 19 anos. Para elas, o programa foi transformador uma vez que trouxe uma vivência nova que abordou desde aptidões pessoais até habilidades profissionais.

“O fato de eu ser mãe fez com que eu adiasse e limitasse meus planos. O programa me mostrou que nunca é tarde para realizar nossos sonhos e que sou capaz, mas tudo depende de ir atrás do que quero e colocar isso em prática”, diz Fernanda. Já Juliana pontua: “eu tinha muitas dúvidas sobre meu futuro profissional, pois ainda precisava me conhecer melhor. As aulas me mostraram a importância do autoconhecimento e como isso pode interferir nas minhas escolhas”.

Responsabilidade Social

A Embracon desenvolve uma série de iniciativas como parte do compromisso de contribuir para uma sociedade mais justa. Em uma das suas vertentes está o engajamento com suas políticas e ações de responsabilidade social em relação aos direitos da criança e do adolescente, que este ano foram novamente reconhecidas e a empresa foi certificada com o selo “Amiga da Criança”, mantido pela Fundação Abrinq desde 1995.

Além disso, outros projetos são desenvolvidos como, por exemplo, a parceria com o TETO que realiza o sonho da casa própria de famílias que vivem em situações de vulnerabilidade. Até o momento foram construídas quatro casas: uma em Peruíbe, uma em Curitiba e duas em São Paulo.

A administradora também promove o programa “Fabricando Artes”. Nele, um real de cada cota de consórcio vendida é revertido para a área social. Esse valor é investido em aulas de artes (pintura e desenho) realizadas fora do período escolar nas escolas públicas de Santana de Parnaíba (SP). No final de 2018, todos os alunos foram convidados a fazer uma pintura com o tema “Diversidade” e os três melhores trabalhos foram premiados. Os quadros são os representantes brasileiros do World Awareness Children Museum, em Albany (EUA), que reúne obras de crianças e adolescentes do mundo todo.

“Com esse trabalho despertamos o sentimento de coletividade e consciência social nos nossos colaboradores. É muito mais do que apenas ser voluntário, é mostrar para a equipe a importância de se unir em prol de uma causa e como isso afere valor à comunidade na qual estão inseridos”, aponta Brenda Donato, Head de Pessoas e Resultados da Embracon.

RPMA Comunicação

Foto: visualhunt/CulturaGobBr

 

You may be interested

Minsait firma parceria com Governo do Amapá
Interesse Público
12 Vizualizações
Interesse Público
12 Vizualizações

Minsait firma parceria com Governo do Amapá

Publicação - 24 de fevereiro de 2025

O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AP), firmou uma importante parceria com a Minsait, empresa de transformação digital e TI do…

A Lei Complementar 213 coloca em perspectiva um novo mercado
Artigo
12 Vizualizações
Artigo
12 Vizualizações

A Lei Complementar 213 coloca em perspectiva um novo mercado

Publicação - 24 de fevereiro de 2025

A lei complementar 213, que regulamenta as associações de proteção veicular, sancionada em janeiro pelo presidente da República e publicada no diário Oficial da União em dia…

EZZE anuncia vencedores e já prepara nova edição da campanha
Ezze Seguros
34 Vizualizações
Ezze Seguros
34 Vizualizações

EZZE anuncia vencedores e já prepara nova edição da campanha

Publicação - 24 de fevereiro de 2025

A EZZE acaba de anunciar os corretores premiados na primeira edição da campanha "EZZE do Milhão", iniciativa que computou a emissão de apólices de seguros Auto Individual,…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

BVIX chega ao mercado com foco na inovação
Interesse Setor
50 Vizualizações
50 Vizualizações

BVIX chega ao mercado com foco na inovação

Publicação - 24 de fevereiro de 2025
Brasilseg alcança aumento de 13,6% no lucro líquido
Brasilseg
31 Vizualizações
31 Vizualizações

Brasilseg alcança aumento de 13,6% no lucro líquido

Publicação - 24 de fevereiro de 2025
Grupo HDI promove campanha Cresça com o Auto
Grupo HDI
33 Vizualizações
33 Vizualizações

Grupo HDI promove campanha Cresça com o Auto

Publicação - 24 de fevereiro de 2025
WordPress Video Lightbox Plugin