00:00:00
23 Nov

Saúde em primeiro lugar

16 de abril de 2019
924 Visualizações

Ao cuidar do bem-estar dos colaboradores, as empresas otimizam gastos com planos de saúde e oferecem mais qualidade de vida às equipes

A otimização dos gastos das empresas com planos de saúde caminha de mãos dadas com os cuidados com o bem-estar dos colaboradores e com o uso eficiente da assistência médica. Atualmente, as despesas das corporações brasileiras com planos de saúde consomem de 12% a 20% do orçamento da área de recursos humanos, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). O valor empenhado com a assistência só fica atrás dos gastos com a folha de pagamento de salários, de acordo com o estudo.

Como os planos fazem um reajuste de 20% a 30%, índice, no mínimo, quatro vezes maior do que a inflação no país, é importante incentivar o uso consciente da assistência médica. A utilização adequada dos planos de saúde pode promover acompanhamento preventivo, reduzindo internações e uso excessivo de atendimentos de emergência. Mas, principalmente, pode contribuir para o aumento do bem-estar dos colaboradores e sua qualidade de vida, dentro e fora do ambiente de trabalho.

“Todas as ações que promovem o uso consciente do plano de saúde trazem bem-estar para os funcionários, reduzem o absenteísmo e garantem a presença de um colaborador disposto para as atividades na empresa, assim como uma pessoa que terá condições de aproveitar melhor seu tempo em família”, explica o VP de Riscos e Gestão de Portfólios da JLT Brasil, Marcos Mello.

Soluções para otimizar o uso da assistência médica

O primeiro passo para otimizar o uso do plano de saúde pelas empresas é fazer um diagnóstico de como a assistência médica tem sido utilizada pelos colaboradores.  Uma das ferramentas que podem ajudar nessa tarefa é o Meu BI, oferecida pela JLT. A plataforma recebe e organiza dados das operadoras de saúde das empresas por meio de Inteligência Artificial. Em seguida, uma equipe da corretora analisa o cruzamento desses dados para detectar riscos e propor programas e ações para as empresas. Com isso, as companhias podem elaborar campanhas internas para a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, o que vai influenciar diretamente na produtividade e bem-estar.

“Em um dos clientes, foi feito um acompanhamento das gestantes e incentivo ao pré-natal. Com isso, o número de partos nos quais houve necessidade de UTI neonatal para os recém-nascidos caiu de 9% para 4%, respeitando o índice de 5% recomendado pelos médicos”, exemplifica Mello.

A plataforma Meu BI também auxilia na identificação do uso do pronto-socorro em situações que não são de emergência. “É importante incentivar as consultas de rotina e o acompanhamento de doenças crônicas para que o colaborador cuide da sua saúde de maneira preventiva O atendimento de urgência deve ser usado apenas casos emergenciais”, esclarece Mello. Segundo o profissional, com campanhas específicas de esclarecimento, é possível reduzir pela metade o uso do pronto-socorro.

LGA Comunicação

Foto: visualhunt

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
55 Vizualizações
Unimed
55 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
66 Vizualizações
Bradesco Seguros
66 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
50 Vizualizações
Allianz Partners
50 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin