Empresa se prepara para nova fase de crescimento do mercado, investindo em modernização, tecnologias, instalações e na disseminação do conhecimento. A perspectiva de retomada do crescimento, impulsionada principalmente, pelas reformas estruturais que o país deverá empreender, são animadoras para o setor de seguros e resseguros. Depois de atravessar um período de profunda recessão, a economia brasileira vem dando sinais de recuperação, sobretudo, com a concretização da primeira rodada de privatizações do atual governo.
“O cenário da infraestrutura no país é desafiador. Precisamos de investimentos em ferrovias, rodovias, aeroportos e também de mais escolas, saúde pública e alimentação. Embora os primeiros ajustes do governo sejam difíceis, acredito que o dinheiro público chegará onde deve”, diz Eduardo Toledo, diretor-presidente da Som.us, uma das maiores empresas de consultoria e canal de distribuição de seguros e resseguros da América Latina. “A economia não se desenvolve sem o seguro e este, por sua vez, também não cresce sem uma economia forte”, pondera Eduardo.
No âmbito do resseguro, Toledo reconhece que os desafios para este ano são grandes. O setor vem amargando perdas seguidas nos últimos dois anos, em razão de eventos catastróficos severos. Com isso, as taxas aumentaram para diversos segmentos e os prêmios caíram. De acordo com dados da Susep, o volume de prêmios de resseguro em 2018 reduziu 2,3% em termos nominais. Além da estagnação na infraestrutura, a crise econômica acabou afetando os investimentos das empresas em gestão de riscos, prevenção e sistemas protecionais. “Os sinistros vieram e o mercado sofreu os impactos. Com isso, hoje, as resseguradoras estão mais criteriosas”, diz.
Em meio a tantos desafios, a Som.us se destaca, segundo Toledo, contribuindo para o desenvolvimento do setor. A empresa, que atua como assessoria em seguros para corretoras de seguros e resseguros, tem investido em novas tecnologias e na modernização dos seus processos. “Como grande wholesaler, a Som.us é moderna, atualizada e dinâmica nas respostas e cotações, sempre com foco na satisfação do cliente”, diz.
O crescimento da empresa é uma meta constante e, segundo ele, se materializará em 2019 através da expansão de sua base de atuação, que contará com instalações em novas praças. “Tudo isso para atender mais e melhor esse mercado carente de novos produtos, buscando maior dinamismo e soluções que, realmente, atendam às necessidades dos nossos clientes”, ressalta.
A capacitação profissional de sua equipe é outra das grandes preocupações da Som.us, que mantém vários canais para o ensino e a disseminação de conhecimentos. Toledo informa que esses canais vão desde a transmissão diária das “Dicas de Harvard” até treinamentos por meio da Som.us University. “Trata-se de um projeto que nasceu da vontade de ensinar e formar pessoas para o mercado de seguro e resseguro”, comenta. Ele destaca que os cursos online, que já oferecem certificação para os colaboradores, serão expandidos para os corretores de toda a assessoria.
“Se não pudermos transmitir o que aprendemos, de nada adianta acumular conhecimento. Nosso objetivo é formar seres humanos conscientes em relação às necessidades do novo cliente que está surgindo e que traz consigo uma consciência diferenciada. Por isso, temos de estar muito antenados com as novas gerações para, inclusive, poder preparar os nossos corretores”, afirma. Nesse aspecto, Toledo ressalta a importância dos corretores. “O corretor é capaz de agregar conhecimento de causa na elaboração dos melhores termos e condições para os seus clientes, os segurados. E isso faz a diferença, sobretudo, em se tratando de cotação e análise de risco, já que ele detém todo o histórico, toda a bagagem de informação do risco”, enfatiza.
Para Fabio Basilone, CEO da Som.us no Brasil, o corretor de seguro é uma “figura- chave” na indústria e por essa razão, a Som.us dedica maior parte dos seus investimentos na melhoria do seu atendimento. “Consideramos fundamental respeitar a toda a cadeia do setor, incluindo a figura do segurado, do corretor de seguros, da seguradora, do corretor de resseguro e do ressegurador, inclusive, atribuindo as devidas responsabilidades que muitos talvez nem saibam que existem. Mas é o corretor de seguros que muitas vezes precisa do apoio de uma empresa multinacional para atender melhor os seus clientes. A Som.us tem focado muito nessa relação, pois entendemos que juntos, somos mais fortes e assertivos”, conclui.
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