00:00:00
13 Jan

Roubo de celular já representa 66% de ocorrências desse tipo de crime no estado de SP.

31 de outubro de 2018
525 Visualizações

Foto: Herinque Volpi, CEO fundador da Kakau Seguros.

O roubo de celulares é uma situação cotidiana nas grandes cidades e quem mora no estado de São Paulo sabe bem que guardar o aparelho no bolso ou em uma bolsa não é garantia de segurança.

Os dados de junho de 2018 da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo só confirmam a realidade: 66% dos roubos registrados pelas vítimas tiveram um smartphone como objeto subtraído por criminosos. Na capital, de acordo com levantamento feito pela Polícia, 1.717 pessoas foram às delegacias para registrar o roubo do celular no mesmo mês.

Os índices refletem uma preocupação diária relacionada à falta de segurança daqueles que andam nas ruas, no transporte público e até mesmo dentro de seus carros parados no trânsito.

Para aumentar a segurança em relação ao seu aparelho, enquanto você estiver usando na rua para fazer e receber ligações, ler mensagens ou buscar uma informação, siga as seguintes dicas:

Esteja com o IMEI em mãos: com o número que serve como um “RG” do equipamento,é possível bloquear seu celular com a operadora em caso de roubo, furto ou perda. Acesse o portal de Consulta IMEI (https://www.consultaaparelhoimpedido.com.br/public-web/welcome) para se informar sobre a situação do seu aparelho.

Para saber qual é o IMEI, digite *#06# no seu celular.

Use senhas de bloqueio de tela

Mantenha a segurança de acesso aos dados do aparelho criando uma senha – que pode ser numérica ou de “ligue os pontos”. Assim, ela precisará ser colocada toda a vez que alguém tentar desbloquear a tela.

Faça boletim de ocorrência, se for roubado

Vá até a delegacia mais próxima e registre boletim de ocorrência. Há opções em alguns estados de fazer o registro pela internet. Se informe com a Polícia Civil ou Militar sobre qual é a melhor forma de proceder nesse caso.

Rastreie o aparelho

Tanto celulares com sistema operacional Android quanto iOS têm sistema de rastreamento. No Android, acesse o serviço de gerenciamento dos dispositivos registrados na sua conta Google. Lá, depois de bloquear o dispositivo, é possível apagar todo o conteúdo do seu smartphone e mantê-lo inacessível para o criminoso.

Para localizar equipamentos Apple, acesse sua conta no iCloud ou o aplicativo Buscar iPhone de outro equipamento Apple para rastreá-lo. A informação será mostrada em um mapa. Mas, atenção, não tente recuperar o iPhone sozinho. Informe a localização à polícia.

A Apple ainda dispõe do recurso Modo Perdido, caso o aparelho esteja desligado ou off-line. Assim, é possível apagar o dispositivo remotamente, o que evita que alguém acesse os dados contidos nele.

Contrate um seguro para smartphone

“Ter um seguro para o smartphone é uma forma válida de evitar dor de cabeça. Como realizamos cada vez mais tarefas diárias pelo celular, garantir a proteção do aparelho gera uma tranquilidade, caso aconteça algum problema”, afirma o CEO da Kakau Seguros, Herinque Volpi.

O seguro contra roubo para celular prevê um aparelho novo em caso de roubo, furto ou quebra acidental. Dependendo da apólice escolhida por você, pode estar inclusa assistência técnica e indenização em caso de perda, furto, roubo ou dano. Proprietários de celulares mais tecnológicos e aparelhos com maior valor de mercado são alguns dos beneficiados por essas garantias.

You may be interested

Zurich fecha seguro do Maracanã em parceria com Inter Risk
Zurich Seguros
29 Vizualizações
Zurich Seguros
29 Vizualizações

Zurich fecha seguro do Maracanã em parceria com Inter Risk

Publicação - 13 de janeiro de 2026

O Maracanã, um dos mais emblemáticos complexos esportivos e culturais do país, passa agora a contar com o seguro patrimonial da Zurich para riscos operacionais, em colaboração…

Susep divulga o relatório mensal de dados
Susep
37 Vizualizações
Susep
37 Vizualizações

Susep divulga o relatório mensal de dados

Publicação - 13 de janeiro de 2026

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) divulgou o Boletim Mensal com os principais indicadores do setor de seguros referentes ao mês de novembro de 2025. De janeiro…

Grupo Exalt atinge a marca de 93 corretoras associadas
Grupo Exalt
40 Vizualizações
Grupo Exalt
40 Vizualizações

Grupo Exalt atinge a marca de 93 corretoras associadas

Publicação - 13 de janeiro de 2026

O Grupo Exalt encerra o ano de 2025 celebrando um ciclo de transformação profunda e crescimento robusto. Após o lançamento de seu plano de expansão nacional em…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin