O corretor de seguros que ainda tem dúvidas quanto a isso está ficando para trás e talvez nem perceba.
Já é muito perceptível como as tecnologias têm influenciado na maneira de consumir. Por vezes você está conversando com um amigo sobre determinado tema e, quando pega o celular, uma propaganda relacionada àquilo que era falado é ofertada. Já notou? Pois isso existe e é uma técnica cada vez mais utilizada pelas empresas especializadas em marketing digital.
O Google publicou um estudo em 2017 com alguns dados importantes sobre o consumidor americano e seus hábitos. Destaco os seguintes números:
– 87% dos consumidores, quando querem saber mais sobre um produto ou serviço, utilizam a ferramenta de busca do Google;
– 91% dos usuários de smartphones compraram (ou planejam comprar) um produto logo após verem um anúncio relevante;
– 10% dos consumidores que clicam em anúncios durante a busca, antes de visitar a loja, gastam em média 10% a mais em suas compras;
– 70% dos usuários de smartphones que realizaram compras em lojas, usaram o aparelho para pesquisar mais sobre o produto;
– Mais de 50% dos usuários de internet, procuram vídeos dos produtos e serviços antes de partir para a loja;
– 78% dos consumidores passaram mais tempo pesquisando por produtos online, do que em lojas físicas.
Você acha que no Brasil é diferente?
Neste ano, o Brasil bateu o recorde: há mais smartphones do que habitantes no país e esse mercado só cresce, de acordo com a 29ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, da Fundação Getúlio Vargas. Todos os dias, diversos produtos e serviços são comercializados através da internet sem que sequer percebamos.
O próprio mercado de seguros, mesmo que de forma tímida, já se beneficia dessas tecnologias. Apólices são comercializadas, vistorias são realizadas, processos são digitalizados, tudo isso com o uso de aplicativos. Algumas seguradoras no país já trabalham de forma pioneira com tecnologias de Big Data para entender esses hábitos. Desta forma, podem antecipar e adaptar seus produtos e serviços para esse novo consumidor.
Redução de despesas e ganho em produtividade são fatores que corroboram para que a companhia possa focar em entregar a melhor solução, para o público correto, em menor tempo e com excelência. Esse será o diferencial e o consumidor está disposto a pagar um ticket-médio maior por isso, conforme revela o estudo.
O corretor de seguros não pode fechar os olhos para essa realidade, ela vai chegar rápido e, com certeza, já está afetando os seus negócios. Outras soluções que concorrem com o seguro, principalmente relacionadas com o mercado financeiro e investimentos, já perceberam essas mudanças e estão anos-luz na frente.
Agora, se você acha que tudo isso não passa de conversa fiada, prepare-se, pois pode perceber a mudança tarde demais. O mercado de seguros já está mudando.