00:00:00
23 Nov

Venda de carros usados pela internet inova mercado saturado

18 de outubro de 2018
3212 Visualizações

Mesmo com previsão de crescimento de 2,5% em 2018, setor registra alto número de reclamações por falta de qualidade dos automóveis; tecnologia pode ajudar

Startup Carflix inova ao fazer intermediação online para a compra e venda de automóveis usados entre pessoas físicas com garantia de 1 ano e taxa 10% mais baixa que as concessionárias tradicionais

A falta de qualidade dos carros usados é a principal reclamação dos consumidores deste setor. De acordo com o site Reclame Aqui, os itens mais criticados pelos compradores de seminovos em concessionárias são “Produto com defeito”, “Atraso na entrega” e “mau atendimento”, problemas que não devem afetar o mercado de seminovos, que tem previsão de crescimento de 2,5% em 2018, segundo a Associação Nacional de Revendedores de Veículos.

Entretanto, startups do segmento automotivo ou autotechs têm revolucionado e inovado também o mercado de seminovos, já que oferecem serviços que buscam solucionar problemas comuns de quem busca comprar ou vender um carro pela internet. Um exemplo é a Carflix (www.carflix.com.br), startup brasileira que conecta compradores a vendedores de carros seminovos selecionados por meio de uma plataforma online.

O site funciona como um shopping virtual e faz a intermediação para a compra e venda de automóveis entre pessoas físicas.  De acordo com Fábio Pinto, CEO da Carflix, o grande diferencial da startup está na segurança e garantia oferecida aos clientes, já que a startup é a única do Brasil que oferece 1 ano de garantia completa sem ter que recorrer a concessionárias ou lojistas, valorizando e agilizando toda a negociação.

“Todos os automóveis anunciados na plataforma passam por uma rigorosa inspeção, o que diminui de forma significativa o risco do comprador ter dores de cabeça com o veículo. Além disso, nossas vendas começam na internet com a ajuda da tecnologia que otimiza todo o processo para os clientes e termina em nossa empresa, com profissionais especializados, garantindo mais segurança na hora de fechar o negócio”, explica Fabio Pinto.

Como funciona para o comprador?

Ao se interessar por um carro o comprador pode tirar todas suas dúvidas por meio de canais de comunicação no site. Permanecendo o interesse, o próximo passo é ver o carro pessoalmente. Para isso é agendado um horário junto com a Carflix, que disponibiliza um local no qual o comprador pode ver o carro com toda a tranquilidade. Toda a negociação de valores é feita diretamente com os especialistas da plataforma.

Se o comprador fechar a compra, é assinado um contrato de compra e venda entre as partes e a Carflix. Com esse contrato, todos têm a segurança jurídica de que a venda existe e, assim, o comprador pode fazer o depósito do valor em uma conta custódia da empresa. Quando o depósito for efetivado, a empresa avisará o vendedor para que preencha e assine o Documento Único de Transferência (DUT).

Como funciona para o vendedor?

Para vender um carro, basta acessar o site da Carflix e informar alguns dados do veículo, como modelo, ano de fabricação e placa, e agendar uma inspeção detalhada do automóvel. Nela são verificados mais de 130 itens antes de ser anunciado para venda – entre mecânica, elétrica, funilaria, suspensão, interior, funcionamento geral, entre outros. Além disso, é feita uma extensa verificação da documentação do carro, minimizando as chances de haver alguma restrição no veículo.

Caso o veículo passe na inspeção, é definido um valor para ele. O preço  de venda é decidido pelo vendedor em conjunto com a plataforma, que possui um banco de dados com informações de institutos de renome, bem como médias do mercado em geral. Ao aceitar o valor proposto pela empresa, o carro é publicado no site e nas mídias sociais da startup e em até 48h está pronto para receber propostas.

“A Carflix preza pela comodidade e segurança do consumidor. Ao invés de ocupar o tempo do cliente com o deslocamento, nós vamos onde o consumidor estiver. Além disso, para quem vende, a Carflix cobra apenas uma taxa de 5,9%, bem abaixo do que a média cobrada pelas concessionárias – cerca de 15%”, finaliza.

Agência NoAr

Foto: youtube.com

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
55 Vizualizações
Unimed
55 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
66 Vizualizações
Bradesco Seguros
66 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
50 Vizualizações
Allianz Partners
50 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin