JLT desenvolve sistema próprio de business intelligence
O plano de saúde é um benefício fornecido pela maioria das empresas brasileiras. Hoje, através da tecnologia, é possível entender melhor o comportamento dos usuários, identificar cenários e tendências de utilização. Dados são necessários para que a empresa verifique, em sua operação, quais são os maiores e possíveis riscos para a saúde dos funcionários e sugerira a melhor forma de utilizar esse benefício.
Ao longo de sua trajetória, a JLT, uma das maiores empresas especializadas em consultoria de benefícios do mundo, adquiriu conhecimento técnico suficiente para criar um sistema de inteligência próprio, o “Meu BI”, uma plataforma de gerenciamento de informações que fornece dados sobre o uso do plano de saúde que seus clientes oferecem aos funcionários. A partir desses números, a companhia faz uma consultoria especializada para interpretar esses dados e recomendar ações para melhoria da saúde e bem-estar dos beneficiados.
É possível, por exemplo, traçar perfil de uso do plano de saúde, como também identificar doenças que mais acometem os funcionários e aquelas que podem ser facilmente evitadas, motivando campanhas internas para melhoria da qualidade de vida desses colaboradores. Há casos, inclusive, de clientes que decidiram implantar um ambulatório na própria empresa.
Segundo Gabriela Agapito, diretora de BI da JLT, o Brasil é o primeiro país, entre os 135 onde a empresa atua, a ter esse tipo de expertise. “O uso eficiente de dados, em qualquer área, é uma tendência mundial. Lançamos há 1 ano o nosso sistema próprio de BI e, por conta do êxito desse trabalho, também estamos prestando consultoria para projeto em diversos países, como Canadá, Estados Unidos, Colômbia, Peru, Chile e Argentina”, explica Gabriela.
Além do investimento em tecnologia, que inclui inteligência artificial para ajudar no contínuo aprimoramento do sistema, a empresa conta com uma equipe multidisciplinar de Gestão de Saúde, envolvendo médicos e enfermeiras, para auxiliar no diagnóstico e nas recomendações para os clientes. Atualmente, o Meu BI já possui mais de 70 mil procedimentos cadastrados e validados pelos médicos da empresa e analisa informações de mais de 800 mil vidas.
Quanto mais informações o cliente nos passar, como informações de saúde ocupacional, absenteísmo e outros benefícios, a exemplo do desconto medicamento, mais cruzamentos de dados serão possíveis para identificar as ações mais assertivas dentro das companhias. “Não queremos trabalhar apenas com o fornecimento de dados das operadoras. Nossa equipe analisa as informações e elabora as recomendações que auxiliam na gestão eficiente da saúde da empresa. Muitas vezes, o funcionário precisa de um direcionamento simples em relação a como usar melhor seu benefício e podemos ajudar muito em todos esses processos”, disse Gabriela.
LGA Comunicação
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