A Chubb, uma das maiores seguradoras do mundo, passou a divulgar com mais intensidade a solução que permite às empresas a possibilidade de unificar em uma só apólice os seguros contratados para cobrir danos a terceiros causados por qualquer prestador de serviço. “Basta que esse prestador esteja a serviço do contratante, que é denominado estipulante da apólice. Trata-se de um modelo de contratação inovador, denominado OCIP (Owner Controlled Insurance Program)”, diz Danilo Uhlmann, Diretor de Subscrição de Responsabilidade Civil Geral e Riscos Ambientais da Chubb.
“A contratação da OCIP equivale ao ato de adquirir uma apólice exclusiva para cobrir cada um dos prestadores de serviços terceirizados”, explica Danilo. Segundo ele, a proteção contra danos materiais e pessoais é automática, mesmo que o serviço tenha sido realizado por apenas algumas horas. Segundo o executivo, a solução vem sendo procurada principalmente por organizações que contratam vários prestadores de serviços, empreiteiros e outros terceiros.
O executivo explica que o OCIP demanda uma operação complexa e, por isso, exige muito conhecimento e especialização por parte da seguradora. “Poucas companhias podem ofertar uma solução como essa, em todo o mundo. No Brasil, a Chubb lançou esse produto de modo pioneiro há alguns anos”, relata. De acordo com ele, o produto já está bem assimilado no exterior, sobretudo nos Estados Unidos e Europa. “No Brasil, estamos intensificando a sua divulgação, com apoio dos corretores de seguros, pois a sua adoção tem sido crescente”, informa.
Danilo Uhlmann afirma que, para as empresas, o OCIP promove a centralização dos processos, bem como a padronização de coberturas, limites e franquias. Ele conta que a solução possibilita um controle muito simples do custo, vigência, franquia, coberturas e pagamento do seguro de cada um dos prestadores de serviço. “Por isso, o gerenciamento dos seguros torna-se muito mais simples e eficiente”, ressalta.
Oportunidades para o corretor de seguros
De acordo com o diretor, o corretor de seguros, em especial, obtém muitas facilidades com essa proteção, pois, ao invés de realizar uma produção pulverizada, ele pode fazer a gestão das apólices de forma simplificada e centralizada.
Ao comentar as oportunidades oferecidas a esse profissional, Danilo salienta que as empresas, hoje em dia, estão terceirizando todos os setores que não são considerados atividade fim. “Não se trata apenas de limpeza, portaria e segurança. Algumas chegam a terceirizar a própria produção, como as montadoras”, afirma. Por esta razão, ele conta que é comum a existência de empresas com muitos terceirizados e que, por este motivo, não têm informações satisfatórias sobre quem possui seguro e quais são as coberturas. “O OCIP padroniza as coberturas e, por isso, resolve um grande problema de administração, gerando economia de escala e valorizando o tempo do gestor”, finaliza.
DIZ Comunicações
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…