Este curso objetiva apresentar informações práticas sobre cerimonial, etiqueta e protocolo vigentes na sociedade no Brasil e no exterior, bem como oferecer instruções sobre Cerimonial Público, nos termos do Decreto 70.274 de 09/03/1972, que regulamenta a sua utilização, em solenidades oficiais brasileiras.
As regras de cerimonial não apareceram por acaso. Além de sua base legal, encontram seus fundamentos alicerçados em tradições, costumes, regras de cortesia, gentileza, hospitalidade e boa convivência. Estes princípios têm, historicamente, norteado o caráter das práticas de cerimonial.
Hoje, o cerimonial se expressa nos mais diversos segmentos da sociedade, como o religioso, o militar, o governamental, o cerimonial das empresas públicas e privadas e o de cunho social.
Nas relações entre Estados soberanos, os serviços diplomáticos obedecem tradicionalmente a regras estritas, válidas não só para os níveis hierárquicos do próprio país, mas, sobretudo, para as visitas e recepções de chefes de Estado e de Governo e de autoridades civis e militares estrangeiras. O Cerimonial de Estado regionalizou-se e internacionalizou-se, assumindo uma importância sem precedentes.
No Brasil, o Ministério das Relações Exteriores, a exemplo de seus congêneres no resto do mundo, dispõe sobre a matéria, mantendo uma unidade especializada no assunto, atuando em estreita equivalência com a Presidência da República. De modo similar, os demais ministérios e órgãos governamentais, empresas estatais e instituições públicas têm aperfeiçoado suas práticas no campo do cerimonial.
Objetivos:
O curso buscará fornecer aos participantes, em linguagem simples e didática, domínio e segurança para executar atividades de cerimonial, utilizando os conhecimentos e técnicas adequadas às suas necessidades.
Desenvolver planos e estratégias para a formulação dos eventos;
Atuar como introdutor de visitas;
Criar sistemas de cumprimentos;
Planejar, organizar e coordenar reuniões, seminários, assinatura de atos, posses e demais solenidades;
Elaborar roteiros, programas de visitas;
Expedir convites, ofícios;
Providenciar bandeiras, hinos, presentes institucionais;
Determinar acessos, dispositivos, lugares de autoridades;
Contratar demais serviços: bufê, recepcionistas, tradutores;
Delegar responsabilidades à equipe envolvida;
Supervisionar e acompanhar os eventos;
Identificar os trajes e suas adequações em ambientes de trabalho;
Exercitar o controle emocional, a cordialidade e a solidariedade;
Valorizar seu trabalho e seus colegas.
O curso será ministrado em Brasília.
Data de Realização: 24 a 26 de Outubro de 2018.
Central de Atendimento:
Tel (61) 4141-0750 | 3242-0255 | 3242-0256
De segunda à sexta-feira das 9h às 18h
Solicitação de proposta:
aprimora@aprimora.com
Aprimora Treinamentos
You may be interested

Conseguro 2025: transição climática será destaque da programação
Publicação - 24 de abril de 2025Como os seguros podem contribuir para o futuro do Brasil? Essa pergunta será o fio condutor do maior evento do setor neste ano: a Conseguro 2025. Realizada pela…

Investir em jovens talentos promove ambientes mais colaborativos para o futuro
Publicação - 24 de abril de 2025Celebrado em 24 de abril, o Dia Internacional do Jovem Trabalhador é uma data que convida empresas a refletirem sobre a importância de oferecer oportunidades de trabalho…

Vokan aumenta oferta de seguros aeroportuários
Publicação - 24 de abril de 2025De olho no aumento do volume de operações da aviação, a VOKAN está fortalecendo a oferta de seguros para operações aeroportuárias. O seguro de responsabilidade civil para…
Mais desta categoria



Mudando de marcha em um cenário em transformação – uma perspectiva global sobre o re/seguro automotivo
Publicação - 24 de abril de 2025