00:00:00
08 Jan

Confira como foi o seminário Seguros e Transformação Ecológica – rumo à COP 30

7 de novembro de 2025
190 Visualizações

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Superintendente, Alessandro Octaviani, e pelos diretores Júlia Lins, Jessica Bastos e Carlos Queiroz, participou ontem (06) do Seminário Seguro e Transformação Ecológica: Rumo à COP-30, que aconteceu presencialmente em São Paulo e contou com transmissão ao vivo pelo YouTube.

O evento foi organizado pelo Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (CEISA-EAESP-FGV) e conduzido pelo professor e membro do CEISA-EAESP-FGV, Adriano Candido Stringhini.

O evento reuniu representantes do governo, do setor segurador, especialistas e acadêmicos para discutir o papel do seguro na transição ecológica e na construção de uma economia mais resiliente e sustentável.

A programação abordou o papel do seguro como amenizador de riscos no contexto da transformação ecológica, com painéis dedicados ao Plano de Transformação Ecológica e seus impactos sobre os setores estratégicos da economia; à taxonomia verde no mercado de seguros e previdência; à ampliação do acesso ao seguro e à cobertura de eventos climáticos extremos; e à importância dos seguros contra catástrofes como instrumento de resiliência e adaptação.

O seminário também discutiu o papel do mercado de seguros e previdência como investidor na agenda da transformação ecológica. Nesse sentido, foram debatidos os novos instrumentos de investimento previstos na Lei nº 15.042, os desafios regulatórios e de fiscalização e as oportunidades para o fortalecimento do mercado de carbono e da economia verde.

O Superintendente Alessandro Octaviani e a diretora Jessica Bastos participaram do primeiro painel, que teve como tema O Plano de Transformação Ecológica, setores estratégicos da economia brasileira e atuação da Susep. Também participaram do painel o Coordenador da CEISA-EAESP-FGV, Gesner Oliveira; o Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Guilherme Checco; o Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Fazenda, Rafael Dubeux; e, como moderadora, a Vice-Presidente da Fenaber, Alice de Morais Parron.

Na sequência, a diretora Júlia Lins participou do painel Política Nacional de Acesso ao Seguro e Transformação Ecológica: Lacuna de Proteção Securitária e Cobertura de Alagamento. Também participaram deste painel o Vice-Presidente da Associação Internacional de Direito do Seguro, Marcelo Barreto Leal (como moderador); o Country Head da Lockton Re, Rodrigo Botti; e o advogado e membro da Comissão Elaboradora do Anteprojeto de Lei do Contrato de Seguro, Luca d’Arce Giannotti.

O terceiro painel, intitulado Seguro catástrofe: uma repactuação estratégica, contou com a participação do Superintendente da Susep, Alessandro Octaviani; do Subsecretário da Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Vinicius Ratton Brandi (moderador); do Presidente da Comissão Permanente de Estudos de Seguros, Resseguros e Previdência Complementar do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Pedro Souza; e da Superintendente de Sustentabilidade da CNseg, Luciana Dall’Agnol.

Por fim, o diretor Carlos Queiroz participou do último painel do seminário, juntamente com Adriano Candido Stringhini, professor e membro do CEISA-EAESP-FGV (como moderador); Cristina Froes Reis, Subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda; Alexandre Leal, Diretor Técnico e de Estudos da CNseg; Thais Peters, da Caixa Econômica Federal; e Fábio Galindo, CEO da Future Climate. Os participantes do painel discutiram o tema O art. 56 da Lei 15.042: desafios da fiscalização.

No encerramento do evento, Alessandro Octaviani destacou os principais pontos tratados durante o seminário, destacando a importância de se ter uma política estratégica de transformação ecológica de longo prazo para transformar o país, com a participação do mercador segurador. Além disso, o Superintendente também ressaltou a necessidade de se conectar o sistema de defesa civil com o sistema de seguros privados e o sistema de financiamento público, com uma repactuação estratégica com o objetivo de conter as consequências de eventuais catástrofes climáticas, destacando a importância do mercado segurador neste pacto.

“O mercado segurador tem um papel muito grande de aportar conhecimento e aportar novos negócios.”

A transmissão completa do seminário pode ser conferida no Canal da CEISA-EAESP-FGV no YouTube.

Assessoria de Imprensa Susep

You may be interested

Nova lei reforça práticas já consolidadas
Pottencial Seguradora
103 Vizualizações
Pottencial Seguradora
103 Vizualizações

Nova lei reforça práticas já consolidadas

Publicação - 7 de janeiro de 2026

A Lei 15.040/24, sancionada em dezembro de 2024 e que entrou em vigor no final do ano inaugura oficialmente um novo marco legal para o mercado de…

Alliadoz: corretores da Allianz concorrem a viagens
Allianz
117 Vizualizações
Allianz
117 Vizualizações

Alliadoz: corretores da Allianz concorrem a viagens

Publicação - 7 de janeiro de 2026

Uma das maiores seguradoras do Brasil e do mundo e detentora do naming rights do Allianz Parque, a Allianz apresenta novidades na edição 2026 do Alliadoz, seu principal programa de relacionamento…

O desafio silencioso da saúde mental corporativa
Lockton Brasil
107 Vizualizações
Lockton Brasil
107 Vizualizações

O desafio silencioso da saúde mental corporativa

Publicação - 7 de janeiro de 2026

Durante muito tempo, o tema da saúde mental foi tratado como um tabu dentro das organizações. Falava-se em produtividade, metas, desempenho, mas raramente em exaustão, ansiedade ou…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin