Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) alerta os beneficiários de planos de saúde sobre informações incorretas que têm circulado, principalmente nas redes sociais, a respeito de supostas mudanças nos prazos máximos para a realização de atendimentos. Não houve qualquer alteração nesses prazos, que continuam a ser regulamentados pela ANS por meio da Resolução Normativa 566/2022.
As mudanças que entraram em vigor em 1º de julho de 2025, com a vigência da Resolução Normativa 623/2024, referem-se às regras de relacionamento entre operadoras e beneficiários, com o objetivo de promover mais agilidade, rastreabilidade e resolutividade nas respostas às solicitações feitas pelos consumidores.
A nova norma estabelece prazos para que as operadoras apresentem respostas conclusivas às demandas dos beneficiários, como autorizações de procedimentos e outras solicitações. Esses prazos de resposta são diferentes dos prazos máximos para a realização de atendimentos assistenciais, que continuam os mesmos.
A garantia de atendimento diz respeito ao tempo máximo para que o procedimento seja efetivamente realizado, conforme previsto na RN 566/2022. Assim, prazos como consulta com clínico geral em até 7 dias úteis ou procedimentos de alta complexidade (PAC) em até 21 dias úteis permanecem inalterados.
Confira, na íntegra, a matéria completa sobre a RN 623/2024:
ANS tem novas regras para o relacionamento entre operadoras e beneficiários
Assessoria de Imprensa ANS
You may be interested

Seguro rural: setor vai buscar apoio do Congresso
Publicação - 13 de janeiro de 2026Entidades do agronegócio e o setor segurador já se mobilizam para tentar reverter, no Congresso Nacional, o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao dispositivo…

Ezze Seguros renova patrocínio com o Corinthians
Publicação - 13 de janeiro de 2026A Ezze Seguros – uma das principais companhias seguradoras do país – e o Corinthians anunciam a prorrogação do contrato de patrocínio por mais seis meses para…

As mudanças climáticas ampliam as perdas das seguradoras
Publicação - 13 de janeiro de 2026Dados de desastres naturais de 2025 Riscos não associados a eventos de pico geram os maiores sinistros do ano até o momento, com incêndios florestais, enchentes e…
Mais desta categoria












