00:00:00
15 Sep

Cultura forte é diferencial no mercado de seguros

28 de julho de 2025
139 Visualizações

Nos últimos anos, falar sobre clima organizacional e cultura empresarial se tornou quase um mantra no mundo corporativo. No setor de seguros, isso não é diferente. No entanto, consolidar uma cultura saudável e autêntica ainda é um diferencial e tanto.

No Brasil, o setor de seguros arrecadou cerca de R$ 751 bilhões em 2024, segundo dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). Nesse cenário competitivo, a atração e retenção de talentos passaram a ser peças-chave para a sustentabilidade dos negócios. A escassez de pessoas especializadas, somada à aceleração da transformação digital, exige das empresas mais do que tecnologia. É preciso valorizar as equipes, desenvolver competências e criar ambientes onde o capital humano seja, de fato, reconhecido como um diferencial estratégico.

Nesse contexto, a Allianz Trade no Brasil encerrou o primeiro semestre de 2025 com a terceira certificação Great Place to Work (GPTW). Isso não é apenas uma conquista simbólica. É o reconhecimento por parte dos colaboradores, o que comprova que ambientes pautados por confiança, equidade e senso de pertencimento são também mais produtivos e sustentáveis.

Em 2025, 18 países do Grupo conquistaram a certificação, o que demonstra a coerência global de uma cultura corporativa centrada em pessoas. No Brasil, os resultados da pesquisa reforçam esse cenário: 94% dos nossos colaboradores aprovam a empresa no pilar de Justiça, 91% em Companheirismo e 95% em Hospitalidade. Isso é resultado de uma gestão comprometida com escuta ativa, inclusão e desenvolvimento contínuo.

Em um setor em crescimento, como o de seguros, esse cuidado com a cultura organizacional tem impacto direto na performance das empresas. Segundo a Allianz Research, entre 2025 e 2035, o mercado brasileiro deve crescer a uma taxa média anual de 7,4% para seguros P&C, 11,1% para vida e 9,8% para saúde.

Logo, a capacidade de reter talentos e manter equipes engajadas deixou de ser apenas uma vantagem operacional para se tornar uma estratégia de diferenciação real. Em nosso segmento, a confiança, a análise de risco e o conhecimento especializado são fundamentais. Mas é preciso lembrar: o capital humano é um ativo valioso. Não existe serviço de excelência sem pessoas bem preparadas e motivadas.

Um ponto de destaque deste semestre é a recente transição de liderança nas Américas, com a chegada de Sarah Murrow como CEO Regional. Com passagem anterior pela liderança da operação no Reino Unido e Irlanda, Sarah dará continuidade à estratégia do Grupo, com amplo foco na gestão e no desenvolvimento de pessoas.

Olhando para os próximos meses, temos confiança de que o segundo semestre de 2025 será marcado não apenas por novas conquistas, como também por reflexões mais profundas sobre o papel das empresas em um mundo em constante transformação. Cuidar das pessoas, interna e externamente, é uma escolha estratégica essencial e duradoura.

Race Comunicação

*Por Marcel Farbelow, CEO da Allianz Trade no Brasil

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
127 Vizualizações
Aon plc
127 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
134 Vizualizações
CNseg
134 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
115 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
115 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin