00:00:00
09 Jan

‘Floresta Mapfre’ alcança 30 mil mudas e inicia nova etapa

18 de julho de 2025
225 Visualizações

A MAPFRE, companhia global de seguros e serviços financeiros, concluiu o plantio de 30 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no interior de São Paulo. A ação integra o projeto ‘Floresta MAPFRE’, desenvolvido em parceria com a Reservas Votorantim, e tem como foco a recuperação ambiental de áreas degradadas no interior do Parque Estadual Carlos Botelho, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial Natural. Com 70% das mudas previstas já no solo, a seguradora inicia agora a fase de manutenção da área em restauração, considerada essencial para garantir o sucesso da regeneração da vegetação.

O projeto ‘Floresta MAPFRE’ ocupa uma área de 29,4 hectares de Mata Atlântica em degradação, localizado entre os municípios de São Miguel Arcanjo e Capão Bonito (SP), no Vale do Ribeira, e prevê o plantio de 42 mil mudas até o final do ano. A iniciativa foi desenhada para promover a recuperação ecológica de áreas degradadas, com foco na compensação de emissões de carbono e na proteção da biodiversidade local.

A diretora de sustentabilidade da MAPFRE, Fátima Lima, explica que a restauração florestal depende de um acompanhamento rigoroso. “Restaurar a floresta não é apenas plantar. É acompanhar, ajustar, e garantir que aquela área realmente volte a funcionar como ecossistema. É nesse processo que se define a efetividade do plantio e a capacidade da área regenerada de se transformar, de fato, em floresta“, explica a executiva.

Nos próximos três anos, a área em restauração passará por manutenção e avaliação constantes. Esta fase inclui o controle de espécies invasoras, adubação seletiva, podas e verificações periódicas da taxa de sobrevivência das mudas e do desenvolvimento do ecossistema. O objetivo é garantir que as árvores alcancem o estágio de maturidade necessário para a captura de carbono e recomposição da paisagem.

Quando maduras, mudas vão sequestrar 5 mil toneladas de CO2

As espécies utilizadas no plantio foram selecionadas com base em critérios ecológicos específicos do bioma. Entre elas, estão Embaúba Vermelha (Cecropia glaziovii) e Embauba branca (Cecropia pachystachya), Gabiroba (Campomanesia xanthocarpa), Ipê-rosa (Handroanthus serratifolius) e Jaracatiá (Jacaratia spinosa), que favorecem a formação de corredores ecológicos, a contenção de espécies exóticas e a oferta de alimento e abrigo para a fauna silvestre da área.

O projeto integra a estratégia de descarbonização da MAPFRE, voltada à compensação de emissões dentro da própria cadeia de valor da companhia. A expectativa é que o reflorestamento contribua para neutralizar 5,1 mil toneladas de gás carbônico em 2028, parte do compromisso global da empresa de atingir emissões líquidas zero até 2050.

Além do componente ambiental, a ação tem foco social. Toda a operação envolve mão de obra local, desde a produção das mudas em viveiros até o plantio e a manutenção do terreno, o que contribui para a geração de renda e capacitação técnica em comunidades do entorno.

O projeto foi estruturado para entregar resultados mensuráveis, tanto em carbono quanto em impacto social e ambiental e, para isso, seguimos padrões técnicos rigorosos, com auditoria independente e foco em soluções baseadas na natureza“, afirma Fátima, da MAPFRE.

A iniciativa do ‘Floresta MAPFRE’ é de grande importância para a região, para o bioma e para o clima. Ao incluir a comunidade local no trabalho de recuperação de um território que integra o maior corredor de Mata Atlântica do país, mostramos que as florestas apresentam soluções viáveis para o combate ao aquecimento global, ao mesmo tempo em que promovem o desenvolvimento socioeconômico local por meio da geração de emprego e renda“, diz Cícero Homem de Melo, coordenador de negócios da Reservas Votorantim.

A conclusão do plantio das mudas restantes está prevista para o próximo período de chuvas, entre o final deste ano e o início de 2026.

InPress Porter Novelli

You may be interested

EZZE bonifica o Corinthians pela Copa de Brasil em 2025
Ezze Seguros
14 Vizualizações
Ezze Seguros
14 Vizualizações

EZZE bonifica o Corinthians pela Copa de Brasil em 2025

Publicação - 9 de janeiro de 2026

A EZZE Seguros, patrocinadora do time profissional masculino do Corinthians e uma das principais companhias seguradoras do país, concedeu hoje (8/1/26) uma bonificação de R$ 4 milhões…

YIA Broker anuncia reestruturação estratégica
Saúde Suplementar
20 Vizualizações
Saúde Suplementar
20 Vizualizações

YIA Broker anuncia reestruturação estratégica

Publicação - 9 de janeiro de 2026

A YIA Broker inicia uma nova fase ao anunciar a reestruturação de sua área corporativa e a chegada de Eduardo Ribas como novo sócio do Corporativo. Com mais…

Zurich celebra formatura do projeto Moldando o Futuro
Zurich Seguros
99 Vizualizações
Zurich Seguros
99 Vizualizações

Zurich celebra formatura do projeto Moldando o Futuro

Publicação - 8 de janeiro de 2026

Foi realizada, no Zurich Help Point (Avenida Raja Gabáglia, São Bento), a formatura da nova turma de Belo Horizonte do Moldando o Futuro, projeto de qualificação profissional…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin