00:00:00
14 Sep

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulga nesta sexta-feira, 27/12, a 7ª edição do Boletim Panorama – Saúde Suplementar, com dados sobre o comportamento do setor de planos de saúde referentes ao 3º trimestre de 2024, já contemplando também algumas informações atualizadas até outubro deste ano.

A terceira edição de 2024 da publicação destaca o crescimento de planos odontológicos: nos últimos 10 anos, foi observado um crescimento de 71,59% do número de consumidores neste mercado. Com 34,1 milhões de beneficiários em outubro de 2024 e 196,2 milhões de procedimentos realizados no ano de 2023, observa-se a importância crescente desse segmento dentro da saúde suplementar.

A cobertura odontológica é oferecida por todas as modalidades de operadoras, seja em planos exclusivamente odontológicos, seja em planos de assistência médica que incluem essa segmentação assistencial. A análise da ANS sobre os dados aponta que mais de 50% dos procedimentos odontológicos registrados consistem em consultas iniciais e procedimentos preventivos. No 3º trimestre de 2024, estes 2 grupos foram responsáveis por 60,3% da produção odontológica do setor.

O Panorama é elaborado com base em dados enviados pelas operadoras de planos de saúde a sistemas de informação da ANS, tais como o Documento de Informações Periódicas (DIOPS), Padrão de Troca de Informações em Saúde Suplementar (TISS), Sistema de Informações de Beneficiários (SIB) e Sistema de Informação de Produtos (SIP).

Confira abaixo mais detalhes da 7ª edição do boletim Panorama – Saúde Suplementar:

Na seção Beneficiários de planos de saúde, é possível verificar um aumento de 1,7% no número total de beneficiários para planos de assistência médica, entre outubro de 2023 e outubro de 2024, sobretudo nos planos coletivos empresariais com assistência médico-hospitalar; e 7,1% para planos exclusivamente odontológicos.

Em Assistência à saúde, o boletim apresenta a análise da frequência de utilização de consultas, exames, terapias, internações, outros atendimentos ambulatoriais e procedimentos de odontologia, no 3º trimestre de 2024, além de uma comparação com o mesmo período de 2023. A utilização dos serviços de saúde considera o número de procedimentos realizados por pessoa. Os exames ambulatoriais apresentaram uma queda significativa no 3º trimestre de 2024. Pela primeira vez desde 2021, a utilização de serviços médico-hospitalares por beneficiário voltou ao que era observado em 2019.

As despesas médias para internações apresentaram, no 3º semestre de 2024, um aumento de 26,8% em relação ao ano base 2019. As variações de despesas das consultas médicas, de Serviços Profissionais e Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SP/SADT) se comportaram com tendência de elevação a partir de 2019, atingindo em 2024 um incremento de 30,6% e 31,9%, respectivamente.

Na seção Utilização da rede SUS por beneficiários, há dados sobre internações e procedimentos de alta complexidade realizados por usuários de planos de saúde no sistema público, assim como valores cobrados e efetivamente pagos pelas operadoras, com destaque para o repasse de R$ 673,54 milhões ao Fundo Nacional de Saúde (FNS) até novembro de 2024.

A publicação também mostra o Cenário econômico-financeiro do setor por meio de indicadores de resultado da saúde suplementar na operação médico-hospitalar. Os dados são apresentados em valores nominais (não ajustados pela inflação do período) ao longo dos últimos quatro anos, segregados entre resultado operacional, resultado financeiro e resultado líquido. Nesta edição, observa-se que, no 3º trimestre de 2024, o setor permanece em curva de melhora, com resultado líquido acumulado em 12 meses de R$ 7,7 bilhões, o melhor dos últimos três anos neste recorte.

Na seção Demandas de consumidores, estão disponíveis informações sobre o acompanhamento mensal feito pela ANS das reclamações registradas em seus canais de atendimento, com dados sobre a natureza das demandas, do Índice Geral de Reclamações (IGR) e da Taxa de Resolutividade das queixas tratadas por meio da medição de conflitos via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP). Até novembro de 2024, o volume de reclamações contra operadoras de planos de saúde e administradoras de benefícios cadastradas na Agência tiveram alta de 8% em relação ao mesmo período de 2023.

Uma análise específica de reclamações de consumidores de planos exclusivamente odontológicos, entre janeiro de 2021 e novembro de 2024, mostra que foram registradas 19.377 queixas deste público nos canais da Agência, o que representa, em média, 1,7% do total de reclamações.

O Panorama traz ainda uma visão geral sobre Programas e projetos da ANS e Aspectos Normativos e Legais, que colaboram para uma melhor visão de como está o setor de planos de saúde.

Assessoria de imprensa da ANS

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
106 Vizualizações
Aon plc
106 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
103 Vizualizações
CNseg
103 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
96 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
96 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin