A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Superintendente, Alessandro Octaviani, e pela Diretora Jessica Bastos, participou do XI Fórum Nacional de Seguros de Vida e Previdência Privada. Organizado pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), o evento foi realizado ontem (27), em São Paulo.
O Fórum reuniu especialistas, líderes, formadores de opinião, executivos do setor e inovadores para discutir e explorar as mais recentes tendências, compartilhar conhecimentos e definir ou redefinir o futuro da previdência privada e dos seguros de vida no Brasil.
O Superintendente Alessandro Octaviani fez a abertura do painel “As mudanças necessárias para enfrentar os desafios do futuro. O que devemos fazer?”. Os demais painelistas foram o Presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Dyogo Oliveira; o Presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), Armando Vergílio; o Presidente da Fenaprevi e CEO da Zurich Brasil, Edson Franco; o Diretor Presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) e Membro do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), Jarbas de Biagi; e o Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Rogério Nagamine Constanzi.
Em sua participação, Octaviani apresentou as iniciativas que a Susep tem empreendido nos seguros de vida e na previdência privada, com destaque para a aprovação pelo Conselho Diretor, em 27 de novembro, da consulta pública referente ao seguro de vida universal. “Essas medidas representam caminhos para que a gente possa construir um mercado ainda mais robusto”, afirmou. O superintendente ressaltou, ainda, que esses avanços serão conduzidos mediante diálogo e transparência.
Já a Diretora Jessica Bastos integrou o painel “Ciência e Tecnologia transformando a Previdência e Seguros: o que esperar do futuro?”. Os demais debatedores foram o Diretor de Economia do Instituto de Tecnologia da Ellison, Andrew Scott; a Vice-presidente da Fenaprevi e CEO da Brasilprev, Ângela Assis; o Diretor Estatutário da Fenaprevi e Diretor Executivo de Soluções de Acúmulo da Porto, Carlos Gondim; o Médico, PhD em Ciência da Computação e sócio na COESA, Fábio Gandour; e a Professora titular de genética e diretora do Centro de Pesquisas em Genoma Humano e células-tronco da Universidade de São Paulo, Mayana Zatz.
Em sua fala, Jessica falou sobre a importância da inovação tecnológica para o desenvolvimento do país e sobre como o Estado tem um papel relevante nesse processo. A Diretora destacou o novo edital do Sandbox Regulatório da Susep, que se encontra aberto sem prazo determinado. “O sandbox trouxe critérios diferenciadores para empresas que tragam a inovação tecnológica e alguns outros temas centrais como a questão da sustentabilidade”, afirmou.
Assessoria de Imprensa da Susep
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

