00:00:00
22 Nov

48% das administrações públicas já utilizam IA, aponta estudo

21 de novembro de 2024
56 Visualizações

Um número crescente de administrações públicas ao redor do mundo já está aproveitando os benefícios oferecidos pela inteligência artificial (IA), de acordo com a edição de 2024 do Informe Ascendant de Maturidade Digital, elaborado pela Minsait, empresa de transformação digital e TI da Indra. O levantamento, intitulado “IA: radiografia de uma revolução em curso”, ouviu mais de 900 organizações de 15 diferentes segmentos de mercado para analisar o grau e os contextos de adoção dessa tecnologia ao redor do mundo.

De acordo com o estudo, duas em cada quatro organizações do setor estão concentrando seus esforços na melhoria da gestão de riscos e da cibersegurança a partir de ferramentas e soluções baseadas em IA. O relatório revela ainda que 48% das instituições têm trabalhado em casos de uso de inteligência artificial desenvolvidos especificamente para o setor público, envolvendo expedientes como gestão da informação e otimização do modelo operacional de administração.

Esse mesmo percentual (48%) de organizações ouvidas pela Minsait também afirmou que tem utilizado IA para melhorar o relacionamento com os cidadãos, a partir da introdução de funcionalidades como chatbots, automatização de respostas e ferramentas para manifestação de reclamações personalizadas.

Entre os motivos que levaram as administrações públicas respondentes a iniciar ou intensificar o uso da IA em suas operações, destacaram-se: em primeiro lugar, a eficiência e a otimização de processos internos (81%); seguidas da melhora da experiência do cidadão na interação com os canais de atendimento do poder público (41%).

Em relação aos obstáculos enfrentados pelas instituições no momento da aplicação da IA, três em cada quatro organizações ouvidas apontaram a falta de visão e cultura empresarial como a principal barreira para o avanço do tema. Ainda nesse sentido, uma em cada quatro instituições destacou a carência de profissionais qualificados em inteligência artificial no setor público.

Também foram mencionadas dificuldades como: falta de um quadro regulatório estável em relação à privacidade (26%); infraestrutura inadequada e oferta de mercado imatura (19%); e falta de modelos avançados de governança e gestão de dados (19%).

Melhores serviços e menores gastos públicos

A inteligência artificial e seus impactos têm gerado grande interesse e expectativas junto às administrações públicas, que enxergam nessa tecnologia uma nova oportunidade de transformação digital. A capacidade da IA de automatizar tarefas complexas e elevar o valor agregado às atividades dessas instituições traz possibilidades inéditas de otimização de processos governamentais e melhoria na eficiência da prestação de serviços e tomada de decisões.

O avanço dessa tecnologia tem sido encarado, portanto, como uma oportunidade sem precedentes de transformar o funcionamento interno das instituições públicas, mas também de responder às crescentes demandas de cidadãos cada vez mais bem informados e interessados na transformação digital que está por vir.

De acordo com a análise de Luis Fernández Hernando, diretor global de Administrações Públicas da Minsait: “No último ano, muitas entidades e administrações públicas operaram mudanças estratégicas na utilização de dados e na interoperabilidade de seus sistemas. O próximo passo para sua modernização é o desenvolvimento de aplicações baseadas em IA, com dois objetivos principais: melhorar a eficiência dos gastos públicos e otimizar os serviços prestados aos cidadãos”.

Máquina Cohn Wolfe

You may be interested

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
46 Vizualizações
Lojacorr
46 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
46 Vizualizações
MetLife
46 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
47 Vizualizações
Artigo
47 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

AVLA anuncia novo Superintendente de Novos Canais
AVLA
46 Vizualizações
46 Vizualizações

AVLA anuncia novo Superintendente de Novos Canais

Publicação - 21 de novembro de 2024
Porto promove programa Afro Horizontes
Porto
40 Vizualizações
40 Vizualizações

Porto promove programa Afro Horizontes

Publicação - 21 de novembro de 2024
Zurich anuncia mudanças na área de parcerias
Zurich Seguros
48 Vizualizações
48 Vizualizações

Zurich anuncia mudanças na área de parcerias

Publicação - 21 de novembro de 2024
WordPress Video Lightbox Plugin