00:00:00
22 Nov

O papel das assistências na percepção do cliente de seguros

21 de novembro de 2024
43 Visualizações

No imaginário popular, o seguro ainda é visto por muitos como um serviço abstrato, algo pelo qual se paga regularmente, mas que só se manifesta em situações adversas, como acidentes, roubos ou desastres naturais. Entretanto, essa visão, embora válida em parte, tem sido gradativamente transformada pela inclusão de assistências e serviços agregados ao seguro. Esses elementos estão, de forma crescente, tornando o seguro um produto mais tangível e presente no cotidiano da população, ampliando seu valor e contribuindo para a qualidade do atendimento prestado.

A transformação do seguro, de um serviço intangível para algo presente no dia a dia dos consumidores, ocorre principalmente por meio da variedade de assistências oferecidas. Elas podem incluir desde serviços emergenciais, como guincho, eletricista e chaveiro, até telemedicina e cuidados integrados de saúde. Ao oferecer tais serviços, as seguradoras não só protegem os clientes em momentos de crise, mas garantem a sua presença constante na vida cotidiana dos consumidores, gerando uma percepção contínua de valor e cuidado.

Uma pesquisa recente conduzida pela consultoria Bain & Company revelou um dado interessante: os serviços de assistência têm mais impacto na satisfação dos consumidores, medida pelo Net Promoter Score (NPS), do que o próprio pagamento de sinistros. Feita com mais de 8 mil usuários de seguros auto, vida e residencial, o estudo mostrou que uma boa experiência durante a assistência pode elevar o NPS, em média, até 14 pontos, enquanto um sinistro reduzir o indicador em até oito. Este resultado mostra uma mudança de paradigma no setor de seguros, em que a proatividade e a prestação de serviços contínuos assumem um papel central na percepção de valor pelo cliente.

Essa nova percepção reflete uma compreensão mais ampla do que significa “segurança” para o consumidor de hoje. Mais do que uma garantia de indenização em caso de sinistro, os clientes buscam tranquilidade e suporte constante. As assistências cumprem exatamente essa função, fornecendo soluções imediatas para problemas cotidianos e, assim, reforçando o compromisso da seguradora com o bem-estar do segurado.

Dessa forma, o consumidor não está apenas pagando por uma promessa futura, mas por um serviço que pode ser usufruído a qualquer momento. Isso reduz a sensação de que o seguro é um “gasto desnecessário” — um sentimento ainda comum entre aqueles que nunca precisaram acionar sua apólice — e transforma essa percepção em um investimento que proporciona tranquilidade e conveniência.

A tangibilização do seguro por meio das assistências também responde a uma demanda crescente por experiências mais personalizadas e relevantes para a realidade das pessoas. Em um mercado cada vez mais competitivo, no qual produtos e preços tendem a se igualar, como commodities, a experiência do cliente se torna o grande diferencial, agregando um valor subjetivo no processo de decisão e fidelização.

*Por Fabiano Sardá

Foto: Fabiano Sardá, Diretor Geral da MAWDY no Brasil.

You may be interested

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
42 Vizualizações
Lojacorr
42 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
46 Vizualizações
MetLife
46 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
44 Vizualizações
Artigo
44 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin