00:00:00
19 Sep

Aura Minerals apresenta Relatório de Sustentabilidade 2023

15 de julho de 2024
112 Visualizações

A Aura Minerals acaba de divulgar ao mercado o Relatório de Sustentabilidade 2023. O documento apresenta os principais indicadores da companhia que reforçam um crescimento sólido e um posicionamento à frente do mercado.

A receita líquida de US$438 milhões e a distribuição de mais de US$28 milhões em dividendos são destaques no relatório, ao lado do início da operação em Almas, no Tocantins, como o primeiro projeto greenfield da companhia e também, da construção da mina Borborema, no Rio Grande do Norte, que tem previsão de iniciar operação no primeiro trimestre de 2025.

Na busca por atingir a marca de 450 mil GEO até 2025, a mineradora de ouro e cobre com operação nas Américas que encerrou 2023 com 235,8 mil GEO produzidas, tem sua estratégia de negócios ancorada em três pilares: bons ativos, balanço financeiro robusto e cultura organizacional forte.

“A Aura tem apresentado um crescimento sustentável e isso é fruto do nosso olhar cuidadoso para esses três pilares estratégicos. A nossa missão é fornecer minérios que proporcionem inovação e prosperidade para a humanidade e nosso objetivo não é sermos os maiores, mas sim os melhores em tudo o que fazemos”, destacou o CEO, Rodrigo Barbosa, em mensagem assinada no documento.

Seguindo as diretrizes da mineração responsável – Responsible Gold Mining Principles (RGMP) – do World Gold Council (WGC), a Aura Minerals é também signatária do Pacto Global das Nações Unidas (ONU) e busca tornar cada vez mais sustentável a produção de ouro e cobre que hoje, correspondem a 70% e 30%, respectivamente.

Compromisso socioambiental

O compromisso com a agenda socioambiental e o aprimoramento contínuo da comunicação com os stakeholders resultaram na construção do Guia Aura 360, que apresenta um direcional sobre a atuação da companhia nos aspectos ambiental, social e de governança; no Programa de Diversidade; e na revisão da estratégia de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e combate às mudanças climáticas.

As ações de conscientização e capacitação promovidas pelas unidades da Aura Minerals nos três países onde a empresa opera – Brasil, México e Honduras – impactaram diversas pessoas entre colaboradores e comunidades do entorno. Por meio da Fundación San Andrés, mantida pela operação Minosa, em Honduras, a Aura Minerals contribuiu positivamente para a vida de 30 mil pessoas que foram diretamente impactadas pelos 60 projetos desenvolvidos e tem como meta impactar 180 mil pessoas com programas de investimento social até 2030.

Quanto à economia regional, 40% das compras realizadas pela Companhia foram feitas com parceiros locais. Além disso, outro fator que chancela a atuação comprometida com a pauta social foi a conquista do Selo de Empresa Socialmente Responsável, reconhecimento também concedido à unidade de Aranzazu, no México, onde a companhia conduziu ações de engajamento e programas de desenvolvimento comunitário focados na criação de um centro esportivo para a formação de 300 crianças.

A gestão hídrica também teve avanço a partir do modelo de captação de água de superfície e subterrânea que, além de evitar o descarte de águas em áreas de estresse hídrico, garante o reaproveitamento do recurso natural nas operações. Em 2023 houve um aproveitamento médio de 90% de água e 65% de recirculação das águas da barragem para o processo de beneficiamento de minério em toda a Aura.

Gestão pautada pela inovação

Ouvir aqueles que constroem a empresa no dia a dia é uma forma de fomentar a inovação. Por isso, a Aura Minerals investiu em programas que estimulam a participação dos colaboradores na criação de soluções. Em comparação a 2022, a companhia registrou um aumento de 70% no número de ideias inscritas no ‘Programa de Inovação Aura’, espaço aberto a sugestões de profissionais da empresa.

A diversidade também é um fator que contribui para a inovação na mineradora e, por meio dos programas de início de carreira – estágio, jovem aprendiz e trainee –, o engajamento social, em especial o público feminino foi ampliado. O Relatório mostra que, no programa de trainees, a mineradora alcançou o índice de contratação de 40% de mulheres.

‘Pessoas em primeiro lugar’ é outro valor que direciona a atuação da Aura e parte desta transformação passa por garantir a saúde e segurança das pessoas. Em 2023, com a implantação do Regras que Salvam Vidas, a companhia reforçou as iniciativas de segurança no ambiente de trabalho e encerrou o ano sem fatalidades e sem ocorrências de acidentes com afastamento.

“Nosso objetivo é executar projetos do portfólio colocando as pessoas em primeiro lugar, com respeito e cuidado às comunidades e ao meio ambiente, bem como contribuir para um setor mais sustentável. Os resultados obtidos até agora confirmam a nossa evolução nessa direção”, concluiu o executivo.

Para ter acesso ao documento na íntegra, clique aqui.

FSB Comunicação

You may be interested

Sompo reitera compromisso com diversidade  por meio de ações para promoção
Sompo
31 Vizualizações
Sompo
31 Vizualizações

Sompo reitera compromisso com diversidade por meio de ações para promoção

Publicação - 19 de setembro de 2024

A Sompo, subsidiária da empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, como parte de seu compromisso com ações voltadas à…

Previdência privada: captação líquida cresce mais de 100%
FenaPrevi
38 Vizualizações
FenaPrevi
38 Vizualizações

Previdência privada: captação líquida cresce mais de 100%

Publicação - 19 de setembro de 2024

De janeiro a julho de 2024, os planos de previdência privada aberta captaram, já descontados os resgates, R$ 36,7 bilhões – revela levantamento produzido pela Federação Nacional…

Hero Seguros anuncia expansão para a Bahia em evento
Hero Seguros
38 Vizualizações
Hero Seguros
38 Vizualizações

Hero Seguros anuncia expansão para a Bahia em evento

Publicação - 19 de setembro de 2024

Na última quinta-feira (12), a Hero Seguros, insurtech referência em soluções de seguro para viajantes brasileiros, realizou um evento especial para o setor de turismo que marcou…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin