A Aura Minerals acaba de divulgar ao mercado o Relatório de Sustentabilidade 2023. O documento apresenta os principais indicadores da companhia que reforçam um crescimento sólido e um posicionamento à frente do mercado.
A receita líquida de US$438 milhões e a distribuição de mais de US$28 milhões em dividendos são destaques no relatório, ao lado do início da operação em Almas, no Tocantins, como o primeiro projeto greenfield da companhia e também, da construção da mina Borborema, no Rio Grande do Norte, que tem previsão de iniciar operação no primeiro trimestre de 2025.
Na busca por atingir a marca de 450 mil GEO até 2025, a mineradora de ouro e cobre com operação nas Américas que encerrou 2023 com 235,8 mil GEO produzidas, tem sua estratégia de negócios ancorada em três pilares: bons ativos, balanço financeiro robusto e cultura organizacional forte.
“A Aura tem apresentado um crescimento sustentável e isso é fruto do nosso olhar cuidadoso para esses três pilares estratégicos. A nossa missão é fornecer minérios que proporcionem inovação e prosperidade para a humanidade e nosso objetivo não é sermos os maiores, mas sim os melhores em tudo o que fazemos”, destacou o CEO, Rodrigo Barbosa, em mensagem assinada no documento.
Seguindo as diretrizes da mineração responsável – Responsible Gold Mining Principles (RGMP) – do World Gold Council (WGC), a Aura Minerals é também signatária do Pacto Global das Nações Unidas (ONU) e busca tornar cada vez mais sustentável a produção de ouro e cobre que hoje, correspondem a 70% e 30%, respectivamente.
Compromisso socioambiental
O compromisso com a agenda socioambiental e o aprimoramento contínuo da comunicação com os stakeholders resultaram na construção do Guia Aura 360, que apresenta um direcional sobre a atuação da companhia nos aspectos ambiental, social e de governança; no Programa de Diversidade; e na revisão da estratégia de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e combate às mudanças climáticas.
As ações de conscientização e capacitação promovidas pelas unidades da Aura Minerals nos três países onde a empresa opera – Brasil, México e Honduras – impactaram diversas pessoas entre colaboradores e comunidades do entorno. Por meio da Fundación San Andrés, mantida pela operação Minosa, em Honduras, a Aura Minerals contribuiu positivamente para a vida de 30 mil pessoas que foram diretamente impactadas pelos 60 projetos desenvolvidos e tem como meta impactar 180 mil pessoas com programas de investimento social até 2030.
Quanto à economia regional, 40% das compras realizadas pela Companhia foram feitas com parceiros locais. Além disso, outro fator que chancela a atuação comprometida com a pauta social foi a conquista do Selo de Empresa Socialmente Responsável, reconhecimento também concedido à unidade de Aranzazu, no México, onde a companhia conduziu ações de engajamento e programas de desenvolvimento comunitário focados na criação de um centro esportivo para a formação de 300 crianças.
A gestão hídrica também teve avanço a partir do modelo de captação de água de superfície e subterrânea que, além de evitar o descarte de águas em áreas de estresse hídrico, garante o reaproveitamento do recurso natural nas operações. Em 2023 houve um aproveitamento médio de 90% de água e 65% de recirculação das águas da barragem para o processo de beneficiamento de minério em toda a Aura.
Gestão pautada pela inovação
Ouvir aqueles que constroem a empresa no dia a dia é uma forma de fomentar a inovação. Por isso, a Aura Minerals investiu em programas que estimulam a participação dos colaboradores na criação de soluções. Em comparação a 2022, a companhia registrou um aumento de 70% no número de ideias inscritas no ‘Programa de Inovação Aura’, espaço aberto a sugestões de profissionais da empresa.
A diversidade também é um fator que contribui para a inovação na mineradora e, por meio dos programas de início de carreira – estágio, jovem aprendiz e trainee –, o engajamento social, em especial o público feminino foi ampliado. O Relatório mostra que, no programa de trainees, a mineradora alcançou o índice de contratação de 40% de mulheres.
‘Pessoas em primeiro lugar’ é outro valor que direciona a atuação da Aura e parte desta transformação passa por garantir a saúde e segurança das pessoas. Em 2023, com a implantação do Regras que Salvam Vidas, a companhia reforçou as iniciativas de segurança no ambiente de trabalho e encerrou o ano sem fatalidades e sem ocorrências de acidentes com afastamento.
“Nosso objetivo é executar projetos do portfólio colocando as pessoas em primeiro lugar, com respeito e cuidado às comunidades e ao meio ambiente, bem como contribuir para um setor mais sustentável. Os resultados obtidos até agora confirmam a nossa evolução nessa direção”, concluiu o executivo.
Para ter acesso ao documento na íntegra, clique aqui.
FSB Comunicação
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