O período de férias de julho chegou e, embora pareça simples, viajar com um smartphone requer alguns cuidados para manter a privacidade e segurança. De acordo com dados recentes do serviço Celular Seguro, 60 mil aparelhos já foram bloqueados referentes à perda, roubo ou furto de aparelhos, desde que foi lançada a plataforma há seis meses pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O número é ainda maior quando se considera o total de aparelhos roubados ou furtados que não foram cadastrados no Celular Seguro. No Brasil todo, cerca de 1 milhão de smartphones foram subtraídos de seus proprietários em assaltos ou outros tipos de crimes, principalmente nos grandes centros urbanos, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
O aumento da criminalidade fez com que mais brasileiros contratassem um seguro celular. Dados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) indicam a existência de ao menos 10 milhões de aparelhos celulares com seguro no país.
“Todos nós estamos expostos a esses riscos quando estamos fora de casa. Por isso, desenvolvemos proteções com abrangência nacional e internacional, e isso traz tranquilidade para quem vai viajar nas férias. Se acontecer algum imprevisto como roubo, furto ou quebra acidental, o cliente aciona o seguro”, diz Luiz Carlos Pires, Superintendente de Digital, Produtos e Customer Experience da Assurant no Brasil. A seguradora está presente em mais 20 países com mais de 61 milhões de aparelhos protegidos no mundo.
O especialista explica que o seguro para celular novo é contratado no momento da compra do aparelho e passa a valer imediatamente. Já o seguro para aparelho seminovo pode ser contratado a qualquer momento e também passa a valer às 00h do dia da adesão ao plano. “Os planos têm coberturas que podem ser combinadas ou compradas individualmente, de acordo com as necessidades do consumidor”, ressalta.
Seguro PIX Assurant
O roubo e furto de celular para realizar transações financeiras instantâneas via PIX é outro alvo frequente dos criminosos. Essa insegurança faz com que, cada vez mais, os brasileiros procuram uma proteção para os smartphones e para o que está “dentro” dos aparelhos que têm aplicativos de instituições financeiras.
Diante desse cenário, a Assurant criou também o Seguro PIX para quem é vítima de transações eletrônicas indevidas em caso de perda, roubo ou furto pelo app de banco que estiver instalado no smartphone.
“O Seguro PIX protege o que está ‘dentro’ dos aparelhos que têm aplicativos de instituições financeiras. Por exemplo, tem coberturas para casos de transações eletrônicas com o celular sob coação, transações indevidas com cartão plástico em caso de perda, roubo ou furto, e compra ou saque sob coação com cartão”, diz.
Os seguros Celular e PIX da Assurant são comercializados em parceria com redes de varejo (lojas físicas e on-lines) de todas as regiões do Brasil, lojas de celular, marketplace, fabricantes de smartphones, operadoras de Telecom, instituições financeiras e insurtechs. O consumidor também pode contratá-los por meio da Plataforma de Vendas da Assurant, a Bem Mais Seguro. “Oferecemos o seguro não apenas para smartphones, mas também para outros dispositivos móveis como smartwatch, tablets, notebooks”, afirma.
A seguradora tem um ecossistema para dispositivos móveis que é formado por compra e venda de aparelhos usados (Trade-in), remanufatura e recolocação dos aparelhos no mercado, fomentando a economia circular, proteções de seguros, gestão de reparos, substituições e logística reversa.
Como funciona o seguro e a indenização para celular novo e usado?
Em caso de algum imprevisto como roubo, furto ou quebra acidental, o cliente deve acionar a seguradora por meio da sua central de atendimento ou WhatsApp.
Em caso de roubo ou furto, o cliente deve fazer imediatamente um Boletim de Ocorrência detalhando o ocorrido.
No caso de defeito funcional ou quebra acidental, o aparelho pode ser reparado na rede autorizada, com peças originais, ou substituído por seminovo com garantia de 12 meses, sempre mediante à concordância do segurado – o que traz mais agilidade e melhor experiência para o consumidor.
Já nos casos de roubo e furto, a reposição do aparelho poderá ser por modelo novo igual ou similar, ou mesmo seminovo com garantia de 1 ano, a depender da apólice contratada.
A Assurant possui estoque próprio de aparelhos celulares para indenização, garantindo agilidade na reposição do bem. Atualmente, 90% das indenizações são feitas através de inventário próprio.
Quanto custa o seguro celular?
A Assurant oferece diversas coberturas possíveis, que podem ser contratadas isoladamente ou combinadas. A depender do modelo, canal e escolha da cobertura, há opções de contratação a partir de 10% do valor do aparelho.
Dicas para evitar ter o celular roubado
- Antes de viajar, deixe anotado em casa o IMEI do celular, pois ele também pode facilitar o bloqueio do aparelho.
- Em caso de roubo ou furto, use o serviço “Celular Seguro” do governo federal para bloquear o smartphone.
- Quando estiver de carro, evite falar ao celular com a janela aberta.
- Evite andar com o celular no bolso de trás de calça ou bermuda.
- Não deixe o celular em cima de mesas de bares, restaurantes, etc.
- Cuidado ao tirar fotos em locais públicos.
Vital Agência PR
You may be interested
Icatu apresenta novidades na subscrição digital do Seguro de Vida Individual
Publicação - 22 de novembro de 2024A Icatu Seguros - maior seguradora independente do Brasil com atuação em Seguro de Vida, Previdência Privada e Capitalização - anuncia uma importante evolução em sua jornada…
Loja do Mecânico escolhe 180 seguros para impulsionar vendas de garantia estendida
Publicação - 22 de novembro de 2024A Loja do Mecânico, principal plataforma omnichannel de vendas de máquinas e ferramentas da América Latina, anuncia uma parceria com a 180 Seguros, marcando um importante passo…
Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Publicação - 21 de novembro de 2024Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…