00:00:00
16 Sep

Reforma Tributária pode levar ao crescimento de seguros

27 de junho de 2024
151 Visualizações

“A CNseg apoia e vê com bons olhos esta Reforma Tributária e entende que pode ser uma alavanca de crescimento do mercado segurador”, disse a diretora Jurídica da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Glauce Carvalhal, durante o XII Fórum de Lisboa, nesta quinta-feira, 27.

Na ocasião, Glauce ponderou que há pontos na regulamentação que precisam ser aperfeiçoados, especialmente a não incidência do IBS e da CBS sobre as receitas financeiras oriundas dos ativos financeiros garantidores das reservas e provisões técnicas das seguradoras, a defesa de uma alíquota zero para Seguro Rural e Seguro de Vida e Invalidez e o aproveitamento de crédito tributário nos planos coletivos de saúde para evitar o aumento de custo dos planos.

Glauce participou do painel “As Reformas Tributárias sobre Renda e Consumo” ao lado do ministro Luiz Alberto Gurgel de Faria, do Superior Tribunal de Justiça; Marcus Abraham, desembargador no Tribunal Regional Federal da 2ª Região; Luiz Gustavo Bichara, procurador tributário do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; João Ricardo Catarino, professor catedrático da Universidade de Lisboa; e do deputado federal Aguinaldo Ribeiro.

O setor segurador apoia a Reforma Tributária em razão da: (i) simplificação a partir da redução do número de impostos e unificação de tributos que possuem a mesma base de incidência com a extinção de cinco de tributos (IPI, PIS, COFINS, ICMS e ISS); (ii) transparência ao tornar o sistema tributário mais claro e compreensível a população; e (iii) estímulo à economia, com um sistema tributário mais simples e eficiente, baseado no valor adicionado. Com tudo isso, haverá atração de mais investimentos e estimular o crescimento econômico.

“O setor segurador acredita na Reforma Tributária e entende que ela será capaz de contribuir para o desenvolvimento do país e consequentemente, do mercado de seguros”, afirma a diretora.

Em apresentação a uma plateia de juristas, ministros, legisladores, Glauce contextualizou a Reforma Tributária dentro da importância do mercado de seguros para a sociedade e seu potencial de crescimento. Destacou que as empresas assumem os riscos do desenvolvimento de praticamente todas as atividades da vida em sociedade, representa 6,2 % do PIB, gerando mais de 500 mil empregos diretos e indiretos. É também um importante investidor institucional que financia cerca de 26,4% da dívida pública nacional.

“Os números estão bem aquém do que podemos oferecer à sociedade”, destacou. Citou que apenas 28% da frota nacional de automóveis é segurada, 17% dos domicílios brasileiros possui seguro residencial e 14,3% da população economicamente ativa possui planos de previdência privada e 5% das empresas possuem produtos de capitalização.

Colocando o setor de seguros brasileiro em uma perspectiva global, é possível verificar que há muito espaço a se percorrer. Apesar de o Brasil estar entre as 10 maiores economias do planeta, o setor segurador brasileiro representa apenas 1,1% dos prêmios arrecadados ao redor do mundo, está na 55ª posição em termos de prêmio per capita e em 36º em participação do setor no PIB.

Hill + Knowlton Brasil

Foto: Glauce Carvalhal, diretora jurídica da CNseg, durante o XII Fórum de Lisboa

You may be interested

Instituto de Longevidade MAG lança e-book gratuito sobre previdência complementar e planejamento
MAG Seguros
34 Vizualizações
MAG Seguros
34 Vizualizações

Instituto de Longevidade MAG lança e-book gratuito sobre previdência complementar e planejamento

Publicação - 16 de setembro de 2024

O Instituto de Longevidade MAG, associação sem fins lucrativos idealizada pelo Grupo MAG que estuda os impactos socioeconômicos do envelhecimento e oferece soluções em prol da Longevidade…

MAPFRE anuncia Inês Martinelli como nova gerente da territorial São Paulo
Mapfre
31 Vizualizações
Mapfre
31 Vizualizações

MAPFRE anuncia Inês Martinelli como nova gerente da territorial São Paulo

Publicação - 16 de setembro de 2024

A MAPFRE, companhia global do mercado segurador e financeiro, anuncia a nomeação de Inês Martinelli como nova gerente territorial da empresa para a zona sul de São…

Em linha com práticas ESG, Tokio Marine Aluguel passa a oferecer Assistência Sustentável
Tokio Marine Seguradora
36 Vizualizações
Tokio Marine Seguradora
36 Vizualizações

Em linha com práticas ESG, Tokio Marine Aluguel passa a oferecer Assistência Sustentável

Publicação - 16 de setembro de 2024

A fim de aplicar, cada vez mais, as práticas ESG (Environmental, Social e Governance) no desenvolvimento de seus produtos e serviços, a Tokio Marine Seguradora anuncia a…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin