00:00:00
14 Sep

Lesões lideram ranking de afastamentos do trabalho

25 de junho de 2024
170 Visualizações

As lesões foram o principal motivo de afastamento de funcionários no trabalho no último ano. É o que revelam os dados do levantamento realizado pela B2P, consultoria especializada no acompanhamento e gestão de funcionários afastados por razões médicas, da It’sSeg Company. Na segunda posição da lista aparecem os transtornos mentais e comportamentais. Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo (incluindo tendinites e dores musculares em diversas regiões, como a lombar) ocupam a terceira colocação.

O estudo apontou que os transtornos mentais registraram aumento de 20,54% na comparação com 2022, subindo do terceiro para o segundo motivo mais frequente de afastamentos. Já as doenças do aparelho circulatório cresceram 21,48%, saltando da sétima para a quinta colocação.

A pesquisa da consultoria inclui um recorte de 473 mil colaboradores em 14 empresas brasileiras de diversos setores, considerando os afastamentos em 2022 e 2023. O serviço de gestão de afastados passou a integrar a lista de soluções da It´sSeg no final de 2020, quando a companhia adquiriu a B2P. Em 2023, a gestão de afastados gerou uma redução de custos de R$ 118,8 milhões para as empresas atendidas. No total, foram contabilizados 8.095 casos de afastamentos.

“Os dados revelam que fatores como a incerteza sobre o futuro e a dificuldade para equilibrar a rotina pessoal e profissional após a pandemia continuam afetando a saúde dos profissionais, provocando aumento em mais de 20% no número de afastamentos de funcionários por transtornos mentais e comportamentais em 2023”, explica Marlene Capel, diretora da B2P.

“Com a retomada das atividades presenciais em muitas organizações, observamos também um crescimento nas doenças do aparelho circulatório com motivo de ausência dos colaboradores. Mesmo assim, as lesões seguem liderando o ranking como a principal causa de afastamento no trabalho no último ano”, completa a diretora.

O portfólio de serviços da empresa do grupo It´sSeg inclui a gestão de informações dos afastados, o acompanhamento dos funcionários nestas condições (burocracia, perícia, tratamento e preparação para o retorno) e a oferta da gestão dos dados de programas de qualidade de vida.

Um dos focos de atuação da B2P é mitigar os custos com fator previdenciário das companhias. O tributo incide sobre a folha de pagamentos das organizações de acordo com frequência de afastamento e a severidade dos casos.

Transmídia Comunicação 

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
110 Vizualizações
Aon plc
110 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
109 Vizualizações
CNseg
109 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
99 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
99 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin