00:00:00
22 Nov

CNseg debate o mercado de seguros em Lisboa

24 de junho de 2024
136 Visualizações

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) marcará presença no XII Fórum de Lisboa, realizado entre 26 e 28 de junho de 2024, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Portugal, abordando temas relacionados à Reforma Tributária, sustentabilidade e parcerias entre o setor público e o setor privado.

O evento, que reúne, acadêmicos, gestores, especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil organizada, do Brasil e da Europa, chega à sua décima segunda edição em 2024. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pelo Lisbon Public Law Research Centre (LPL) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário – FGV Justiça (FGV), tem como tema central “Avanços e recuos da globalização e as novas fronteiras: transformações jurídicas, políticas, econômicas, socioambientais e digitais”.

O presidente da CNseg, Dyogo Oliveira (foto), integra a mesa do dia 26 de junho, e fala sobre “Concessões de Serviços Delegados”, que são modelos de parceria entre o setor público e o setor privado. Com a moderação do advogado e professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Luís Otávio Veríssimo, a mesa de Oliveira também contará com a presença do ministro da Casa Civil do Brasil, Rui Costa; do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Afrânio Vilela; do ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler; do CEO da AEGEA Saneamento, Radamés Casseb; e do advogado Rafael Carneiro.

Além de mostrar um retrato do setor segurador brasileiro, o presidente da Confederação reforça o papel do Seguro Garantia como instrumento altamente eficiente para garantir a funcionalidade das concessões de serviços delegados. “Ao oferecer uma camada adicional de proteção financeira, o Seguro Garantia pode estimular o investimento público em projetos de infraestrutura fundamentais para o desenvolvimento do país, como aqueles incluídos no Novo PAC”, diz Dyogo.

O executivo ressalta que o Seguro Garantia não significa somente amparo para cumprimento de obrigações contratuais das concessões dos serviços de transportes e energia. “Ele pode representar também a mão do estado na fiscalização da atividade do concedente e/ou permissionário, no caso de obras públicas, principalmente de infraestrutura”, completa.

Já no dia 27, a diretora Jurídica da Confederação, Glauce Carvalhal, compartilha o debate sobre “As Reformas Tributárias sobre Renda e Consumo” com o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luiz Alberto Gurgel de Faria; o desembargador no Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Marcus Abraham; o deputado federal Aguinaldo Ribeiro; o procurador tributário do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Luiz Gustavo Bichara; e o professor da Universidade de Lisboa, João Catarino. A mesa terá a mediação de Luciano Fuck, professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa.

No painel, Carvalhal aborda as perspectivas de avanço do mercado segurador e sobre quanto a Reforma Tributária pode estimular esse crescimento. “A ideia é apresentar aspectos gerais da tributação do setor de seguros antes da Emenda Constitucional 132 e o que muda depois dela, além de demonstrar a carga tributária atual do setor e as expectativas que nós temos a partir da Reforma Tributária”, explicou. A diretora também fará uma avaliação sobre o Projeto de Lei Complementar 68/2024 e da regulamentação aplicada a setor de seguros e de Saúde Suplementar.

Além disso, a executiva apresenta alguns pontos que necessitam de aperfeiçoamento. “Tem a questão da receita financeira sob as reservas técnicas que, no nosso entendimento, não deveria estar sujeita à tributação, bem como também da importância de manter em alíquota zero o seguro de vida e o seguro rural e, por fim, da viabilidade de tomada de crédito pelos contratantes de plano de saúde. Inclusive, quanto a esse último ponto, nós entendemos que isso vai ampliar o acesso pelo estímulo à contratação dos planos de saúde contratados por pessoas jurídicas”, explicou.

Também presente no evento, a presidente da Prudential do Brasil e membro do Conselho Diretor da Confederação, Patrícia Freitas, destacará o papel relevante do setor de seguros diante da crise climática que se instaura no mundo em painel no dia 26 de junho. A executiva está na mesa “Agenda Verde e Desenvolvimento Econômico” ao lado do ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira de Oliveira; da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan Tumao; do presidente do Conselho de Administração da EDP Renováveis, António Gomes Mota; da vice-presidente do Conselho do Infra Women Brazil, Isadora Cohen; e do vice-presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp. A condução do painel é realizada pela coordenadora de Projetos da FGV Conhecimento, Silvia Finguerut.

O Fórum Jurídico de Lisboa ocorre anualmente com o intuito de debater questões que desafiam o Estado contemporâneo. O objetivo do evento é trazer um panorama sobre como a globalização tem sido fomentada ou desestimulada em alguns campos, os motivos para isso e os impactos no Brasil e na Europa. Com temáticas transversais, busca-se maior compreensão sobre os desafios que se colocam no mundo atual, como meio ambiente, segurança, saúde, imigração. A programação completa pode ser acessada no site do evento.

Hill + Knowlton Brasil

You may be interested

Dedalus tem Tokio Marine como novo cliente em projeto de governança e arquitetura de dados
Interesse Mercado
19 Vizualizações
Interesse Mercado
19 Vizualizações

Dedalus tem Tokio Marine como novo cliente em projeto de governança e arquitetura de dados

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Tokio Marine Seguradora, uma das maiores companhias de seguros do Brasil e subsidiária do Grupo Tokio Marine, multinacional japonesa presente em 46 países, é a mais…

Dia do Músico: Bradesco Seguro Equipamento Musical
Bradesco Seguros
20 Vizualizações
Bradesco Seguros
20 Vizualizações

Dia do Músico: Bradesco Seguro Equipamento Musical

Publicação - 22 de novembro de 2024

No dia 22 de novembro é comemorado o Dia do Músico. Para garantir a proteção de todos aqueles que amam ou vivem de música, a Bradesco Seguros…

Icatu apresenta novidades na subscrição digital do Seguro de Vida Individual
Icatu Seguros
40 Vizualizações
Icatu Seguros
40 Vizualizações

Icatu apresenta novidades na subscrição digital do Seguro de Vida Individual

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Icatu Seguros - maior seguradora independente do Brasil com atuação em Seguro de Vida, Previdência Privada e Capitalização - anuncia uma importante evolução em sua jornada…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin