Lockton Brasil em parceria com a Machado e Cremoneze Advogados Associados realizou mais uma visita técnica no Porto de Santos, São Paulo. Desta vez com a pauta, “Os desafios operacionais e jurídicos do setor logístico e cases de sinistro”. Além dos especialistas da Lockton, como Simone Ramos, Diretora de Portos e Logística e Edinei Delfim, Head de Marketing, também estavam presentes, dr. Paulo Henrique Cremoneze, advogado especialista em Direito Marítimo e Securitário, a advogada Eduarda Cremoneze, ambos da Machado Cremoneze, parceiros da Starr Insurance Companies, além de diversos colaboradores de ambas empresas e também líderes e parceiros do ecossistema de transporte marítimo.
Acompanhados pela guia turística Valéria Baptista, que trouxe diversas informações técnicas, durante todo o trajeto sobre as operações do porto, desde recebimento de mercadorias, armazenamento de grãos, líquidos, veículos de pequeno e grande porte e cargas em geral e a devida distribuição e transporte. Detalhou o funcionamento e a detalhou a rotina e cuidados do maior porto da América Latina e salientou que há 7 (sete) anos, não ocorre qualquer sinistro no local, pois os cuidados com a prevenção de acidentes é muito minuciosa, principalmente com o meio ambiente.
Simone Ramos, abriu os debates ressaltando sobre os riscos e sinistros. “Vamos olhar os riscos esperados, inesperados e catastróficos e os principais pilares. Falar de riscos esperados, geralmente a empresa está habituada e faz o gerenciamento disto ‘dentro de casa’, e tem a capacidade de absorver e mitigar esse risco dentro da operação. Os inesperados e catastróficos são colocados como um dos pilares do seguros, que são estabelecidas franquias dentro do programa de seguro, das apólices contratadas, dependendo da capacidade da companhia pensando sempre, que quando se trata de uma catástrofe, tem que olhar como um dos piores cenários, quando é feito tudo certo, mas acontece o inevitável. O seguro será o último recurso, no sentido de reduzir o impacto financeiro, recorrente as perdas, recorrentes do sinistro. Os riscos operacionais têm como base no gerenciamento de riscos: identificar quais são os riscos, analisar, quantificar, qualificar, mitigar, planejar e por último gerenciar”, esclareceu a executiva.
Foi evidenciado que a Lockton busca sempre desenvolver soluções personalizadas, e também o papel de elaborar o mapeamento de risco, e trazer novidades para o setor.
Já o Dr. Paulo Cremoneze, abordou as questões jurídicas que envolvem as operações do porto. “As situações são emblemáticas e importantes para o Direito Marítimo, Direito de Seguros, Direito Portuário, Direito Civil e a navegação que apresenta riscos, não de violência, mas sim de criminalidade, mas a polícia e a marinha do Brasil estão constantemente patrulhando as áreas envolvidas para minimizar esta questão”. A segunda situação é sobre a informação da guia turística, Valéria comentou durante a visita. “No embarque e desembarque de granel, é permitido a isenção e exclusão de responsabilidade de qualquer transportador marítimo e transportador de granéis por perdas de até 1% (hum por cento) do valor da carga, que muitas vezes gera uma disputa judicial, algumas cargas o valor é mínimo, mas em outros, pode representar uma verdadeira fortuna, e isto depende do tipo de granel. Existem vários tipos de granéis, uma coisa é a soja, e outra é um pedregulho que cabe na palma da mão”, entre outras colocações complexas que ocorrem na rotina marítima”, enfatizou Cremoneze.
Após o percurso, e explanação dos envolvidos, os convidados e parceiros da visita, registraram o momento e esclareceram suas dúvidas com os especialistas presentes e também com a guia indicada.
Lockton Brasil
Jack Lockton fundou a Lockton em Kansas City, há mais de 50 anos tornando uma marca internacionalmente reconhecida pela qualidade e competência nos serviços ofertados. Com a fidelidade dos clientes, conseguiram crescer expressivamente e atualmente a companhia está entre as maiores corretoras de seguro do mundo, conquistando a taxa de crescimento orgânico mais rápida do mercado de corretoras.
Machado e Cremoneze
Defendem o mercado segurador desde 1970, o fundador, Rubens Walter Machado (☆1936 ✟2001) iniciou sua carreira, especialmente dedicada ao Direito Marítimo. Em 2001, constituíram o formato atual e ampliaram a atuação. Ao Direito Marítimo somam o Direito dos Transportes e a Responsabilidade Civil Geral.
Herdaram do fundador os princípios institucionais que os motivam diariamente: comprometimento, transparência, dinamismo e sigilo. Compromisso e parceria são palavras que bem definem as relações com seus representados.
Porto de Santos
O Porto de Santos iniciou suas atividades no início do século XVI, operando com estruturas rudimentares até o fim do século XIX, E neste período houve a concessão do Porto a investidores privados. A Companhia Docas de Santos (CDS), fundada em 1890 e detentora da concessão, construiu e inaugurou em 1892 os primeiros 260 metros de cais, criando assim o primeiro Porto Organizado do Brasil. Desde então o Porto de Santos conquistou um lugar de destaque na economia do país e tornou-se o maior porto da América Latina.
Por Márcia Kovacs – Redação IC
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