00:00:00
22 Sep

MAPFRE reduz pegada de carbono em 40%

23 de maio de 2024
104 Visualizações

A MAPFRE, companhia global do mercado segurador e financeiro, reduziu sua pegada de carbono cinco vezes mais do que a meta estabelecida para 2023 no Brasil. Em 2019, ano da base comparativa da seguradora, foram emitidas 11.033,75 toneladas de CO2, contra 6.641,70 em 2023, o que representa a redução de 39,81%. O resultado supera, além da meta de 7,32% estipulada para o ano, o objetivo do triênio 22-24, que é de 16,62%.

Acompanhia conta com um Plano Corporativo Global de Pegada Ambiental 2021-2030, que abrange o Brasil e conta com projetos promissores que contribuíram com este resultado. Ele tem como foco reduzir e compensar a pegada ambiental, alcançando a neutralidade de carbono em todos os seus países de atuação até 2030. No Brasil, a neutralidade deverá ser alcançada até 2024.

“As conquistas que tivemos no ano passado mostram que estamos no caminho certo. Obtivemos uma importante redução da pegada de carbono, o que reforça o nosso compromisso socioambiental. A companhia segue implementando ações para otimizar o uso de recursos naturais e mitigar os impactos de suas operações”, destaca Fátima Lima, diretora de sustentabilidade da MAPFRE.

Fatores fundamentais para a redução da emissão de CO2

 Muitos projetos contribuíram para o alcance dos resultados. O compromisso com a eficiência energética, por exemplo, é elemento-chave na estratégia de descarbonização da seguradora. A implantação de modelos híbridos de trabalho, redução do uso de espaços e a adoção de um sistema de gestão de energia eficiente são outras ações que contribuíram para a redução do consumo de energia em quase 981 kWh, uma queda de 23% em relação ao consumo de 2022.

Iniciado em 2023, o processo de renovação da frota executiva para versões ECO mais eficientes, como os veículos híbridos, que apresentam menor consumo de combustível fóssil para deslocamento, contribuiu com a diminuição da emissão de carbono pela companhia.

Outra iniciativa fundamental que contribuiu com a redução da pegada de carbono foi a mudança do modelo de jornada híbrida. O trabalho remoto passou a ser realizado por dois dias da semana e os colaboradores comparecem à sua base de trabalho na empresa nos outros três dias. Essa ação tem sido considerada nos cálculos de pegada de carbono para o escopo deslocamento, com resultados significativos na redução das emissões.

Também foi adotada uma nova política para aprovação das viagens de negócio da seguradora. A ideia adotada incentiva os colaboradores pelo melhor aproveitamento das ferramentas tecnológicas para a realização de reuniões e outros encontros. Como resultado, os deslocamentos das equipes em viagens de ônibus ou avião foram reduzidos em cerca de 50% em relação a anos anteriores, mesmo considerando o retorno das atividades presenciais pós-pandemia. Em conjunto com outras medidas, a adoção dessa nova política resultou na redução de 60% de quilômetros percorridos em avião no último ano.

A MAPFRE possui ainda diversas certificações que também são aliadas para a companhia alcançar o seu objetivo de redução da pegada de carbono. Um dos destaques do ano foi a certificação pela norma ISO50.001, que trata da gestão de sistemas de energia para atividades administrativas e serviços operacionais, garantindo a melhoria contínua do desempenho energético. Com essa iniciativa, a MAPFRE destacou-se como a primeira seguradora no Brasil a conquistar essa certificação, reforçando a cultura de eficiência energética no seu cotidiano.

A sede da MAPFRE no Brasil também possui a certificação ISO14.001, que garante um sistema de gestão ambiental eficiente que conta com processos internos para diminuir possíveis impactos ambientais. A companhia recebeu ainda a certificação ISO14.064, relacionada à verificação utilizada para quantificar e monitorar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) das organizações, de qualquer porte, que desejam ser reconhecidas pelo seu compromisso ambiental.

Comuniquese 5

You may be interested

Inteligência Artificial reduz tempo de atendimento ao cliente em 70%
Octadesk
59 Vizualizações
Octadesk
59 Vizualizações

Inteligência Artificial reduz tempo de atendimento ao cliente em 70%

Publicação - 20 de setembro de 2024

Imagine uma operação com mais de 30 atendentes, onde grande parte do time está em processo de aprendizado, e a empresa precisa capacitá-los rapidamente, sem impactar a…

4º episódio da segunda temporada do IcatuCast promove debate
Icatu Seguros
72 Vizualizações
Icatu Seguros
72 Vizualizações

4º episódio da segunda temporada do IcatuCast promove debate

Publicação - 20 de setembro de 2024

Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o seguro de vida registrou um crescimento de 15,2% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do…

Empresas e negócios estão seguros de queimadas e incêndios?
Artigo
61 Vizualizações
Artigo
61 Vizualizações

Empresas e negócios estão seguros de queimadas e incêndios?

Publicação - 20 de setembro de 2024

Nos últimos 40 anos, quase 1/4 do território brasileiro pegou fogo. As ocorrências de queimadas e incêndios florestais vêm batendo recordes históricos de frequência e severidade, afetando…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin