00:00:00
18 May

Extravio recorde de bagagens reforça importância do seguro-viagem

23 de abril de 2024
67 Visualizações

Ninguém quer passar pelo transtorno de ter a mala extraviada durante uma viagem, mas é fato que essa situação desagradável é cada vez mais comum nos aeroportos mundo afora. Um relatório divulgado pela Sociedade Internacional de Telecomunicações Aeronáuticas (SITA) mostra que o número de malas perdidas, atrasadas ou danificadas em voos internacionais chegou a 26 milhões em 2022.

Esse é o número mais recente destacado no estudo “2023 Baggage IT Insights é o pior resultado dos últimos dez anos, o que reforça a importância de contratar um seguro-viagem para minimizar esse tipo de transtorno. “Muitos não sabem, mas o seguro-viagem oferece coberturas adicionais contra perda de bagagem e atraso na entrega”, explica Rafael Turra, Diretor da Vital Card.

O executivo reforça que ao contratar as coberturas, válidas para os planos Nacionais e Internacionais, o viajante tem direito a benefícios como auxílio na busca da bagagem, a garantia de ser indenizado pelo valor da mala extraviada e de receber o reembolso das despesas com a compra de roupas e itens de primeira necessidade, caso a entrega das malas atrase seis horas ou mais.

Vale lembrar que o passageiro deve registrar o atraso formalmente antes de sair da área de desembarque por meio do Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB) – ou Property Irregularity Report (PIR), em inglês. A companhia aérea é obrigada a preencher o RIB com um código de 10 letras e números que é único para cada bagagem e essencial para fazer o rastreamento dos volumes que não foram entregues. O viajante deve conferir seus dados, assinar o relatório e guardar uma cópia.

O seguro Vital Card considera atrasada a bagagem que leva seis horas ou mais para ser entregue. Nesse caso, a empresa indeniza o viajante com até 300 unidades monetárias – pagas em Reais, Dólares ou Euros, de acordo com o plano contratado – destinadas à compra de itens de roupas, itens de higiene pessoal e artigos de primeira necessidade.

Vale destacar que serão reembolsadas somente as compras realizadas após seis horas de atraso em voos de ida e que o segurado deve apresentar os comprovantes de pagamento e de atraso para receber de volta o valor gasto. Mesmo que a bagagem seja localizada após a compra, o segurado tem direito ao reembolso.

No caso de extravio permanente da bagagem, após comunicação da companhia aérea, o passageiro recebe uma indenização extra de mil unidades monetárias da Vital Card, pagas em Reais, Dólares ou Euros, de acordo com o plano contratado, que no caso da Vital Card é suplementar ao da companhia aérea, ou seja, independente do valor indenizado por eles, a Vital Card pagará sua cobertura sem nenhuma dedução.

A indenização paga pela companhia por extravio de bagagem varia de acordo com a legislação e com a política de cada empresa. Uma boa dica para acelerar o processo e garantir a indenização da linha aérea é registrar o estado da mala e seu conteúdo com fotos antes do embarque, além de guardar o bilhete e o comprovante de despacho. A Vital Card reforça que além proteger os passageiros de linhas aéreas regulares, o seguro também cobre imprevistos com viajantes de trens, embarcações ou ônibus licenciados por autoridades competentes para o transporte de pessoas.

Comunica Hub

You may be interested

Locatícia Junto é destaque no Cupola Summit
Junto Seguros
45 Vizualizações
Junto Seguros
45 Vizualizações

Locatícia Junto é destaque no Cupola Summit

Publicação - 17 de maio de 2024

A Junto Seguros, uma empresa especializada em soluções de seguros corporativos para empresas e com mais de 30 anos de história, marca presença no Cupola Summit 2024, nos dias…

Susep participa de debate sobre o mercado de proteção veicular
Susep
48 Vizualizações
Susep
48 Vizualizações

Susep participa de debate sobre o mercado de proteção veicular

Publicação - 17 de maio de 2024

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Diretor Carlos Queiroz, participou nesta sexta-feira (17) de mais uma edição do evento "Conversa com o Judiciário", que ocorreu…

ESG e o mercado de seguros: práticas e impactos na sociedade
Artigo
58 Vizualizações
Artigo
58 Vizualizações

ESG e o mercado de seguros: práticas e impactos na sociedade

Publicação - 17 de maio de 2024

O conceito de ESG (do inglês Environmental, Social and Governance) tem se tornado cada vez mais relevante na indústria de seguros, com impactos significativos em diversas frentes. A…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin