Líder do mercado de resseguros no Brasil, o IRB(Re) recebeu homenagem na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados na manhã desta quinta-feira (18/04), em Brasília. A sessão, que atendeu a requerimento do deputado federal Hugo Mota (REP-PB), contou com a presença do presidente do Conselho de Administração do IRB(Re), Maurício Quintella Malta Lessa; do CEO do IRB(Re), Marcos Falcão; da diretora de Contabilidade, Tributário e Tesouraria do IRB(Re), Thays Vargas, e de parlamentares e representantes do setor.
Logo após abertura realizada pela deputada federal Simone Marquetto (MDB-SP), Maurício Quintella Malta Lessa destacou a importância da empresa para o desenvolvimento do país. “O IRB(Re) é vital para o progresso do Brasil e faz todo sentido estarmos na Capital Federal para debater junto às esferas públicas os riscos nacionais e o que podemos fazer para mitigá-los, promovendo o crescimento do país e, consequentemente, do mercado segurador e ressegurador”, disse ele, ressaltando a participação do ressegurador na formulação de novos produtos que atendam às necessidades do país.
Em seguida, Marcos Falcão, que assumiu o IRB(Re) há 18 meses, abriu seu discurso lembrando uma coincidência: coube a seu avô, Waldemar Falcão, dar posse ao primeiro presidente do ressegurador, João Carlos Vital, em 1939. “Tenho orgulho por ter a oportunidade de fazer parte da história de uma empresa que, há décadas, contribui para o desenvolvimento do Brasil, gerando impacto positivo na nossa sociedade. Quando cheguei ao IRB encontrei profissionais altamente qualificados. Pessoas apaixonadas pelo que fazem e com vontade de fazer mais. Avançamos e vamos seguir trabalhando para gerar resultados sustentáveis. Eu costumo dizer que, hoje, somos uma empresa de 85 anos com atitude de startup”, afirmou.
O executivo ressaltou que o IRB(Re), atualmente com foco no Brasil e América Latina, mitiga riscos para viabilizar grandes ideias, gerando impacto positivo na sociedade: “Somos especialistas em gestão de riscos e referência no mercado devido, principalmente, a nossa capacidade técnica. Assumimos o papel de fomentar o desenvolvimento do mercado e, para isso, estamos debatendo novas possibilidades legais e buscando novas soluções e novos produtos. Disseminar o conceito de gestão de risco é uma missão que levamos a sério. Podemos contribuir tecnicamente ainda mais para que o poder público municipal, estadual e federal avance na compreensão e na gestão de riscos. Por isso, inauguramos um escritório, em Brasília. Contem conosco”.
A diretora de Contabilidade, Tributário e Tesouraria do IRB(Re), Thays Vargas, representou os colaboradores em um dos momentos mais emocionantes da sessão. Ela lembrou que a companhia, nesses 85 anos, formou gerações de profissionais e contou que mais de 5.000 profissionais já passaram pelo IRB(Re). “Trabalhamos para fazer a diferença na vida de toda a sociedade. Assumimos riscos para impactar positivamente a vida das pessoas. Posso dizer que eu, Thays, sou uma dessas pessoas. E o IRB(Re) reconhece e valoriza seus profissionais”, disse a executiva, que homenageou a colaboradora Martha Souza Coutto, que há 40 anos atua na companhia.
Também estiveram presentes à sessão especial e usaram a palavra para homenagear o IRB(Re) e destacar projetos voltados ao setor o deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE); Airton Renato Filho, diretor da Susep; e Esteves Colagno, diretor de Assuntos Legislativos da CNseg.
FSB Comunicação
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

