Na última semana, executivos da Gallagher estiveram na FIESP, a convite do Consic (Conselho Superior da Indústria da Construção), para debaterem as novas diretrizes do seguro-garantia para grandes obras e a solução de conflitos na construção. O encontro detalhou alguns artigos da Lei nº 14.133/2021, também conhecida como “nova lei de licitações”, que entrou em vigor em janeiro deste ano. Foram abordados os principais pontos de controvérsias quanto à aplicabilidade da nova regulamentação, como a prestação de seguro-garantia com cláusula de retomada, conhecida como “step-in”, em que a execução do contrato poderá ser assumida pela seguradora em função de inadimplência do contratado.
Pedro Suplicy, Head de Infraestrutura e Construção da Gallagher explica que agora as seguradoras podem intervir em obras públicas, caso a construtora falhe com suas obrigações. “Essa é uma alternativa para garantir a continuidade e conclusão das obras. Temos uma mudança de comportamento em que a seguradora deixa de ser um fornecedor de um produto para se transformar em um parceiro de negócio”, destaca. Na opinião de Livia Santos, Head de Garantias e Linhas Financeiras da Gallagher, o debate deve ganhar novos capítulos. “Considerando o atual cenário regulatório de tantas incertezas, ainda carente de regras gerais para sanar alguns gaps de entendimento, este é um assunto que ainda será bastante debatido. Com uma participação muito mais forte do Corretor e da Seguradora nos projetos, haverá uma concorrência mais apurada e uma tendência de fidelização, em que o Preço não será o elemento determinante. O corretor precisa estar preparado e estruturado para absorver as novas necessidades de mercado, e a Gallagher vem se empenhando nesse sentido”, conclui.
O evento liderado pelo presidente do Consic, Eduardo Ribeiro Capobianco, e organizado em parceria com a Corretora Gallagher, também contou com a participação de convidados especialistas no tema: o advogado Cassio Amaral, sócio da Machado Meyer Advogados, de Carlos Quick, Vice-presidente da Pottencial Seguradora, de Márcio Julião, gerente de Operações Estruturadas da Pottencial Seguradora, e do advogado Ricardo Medina Salla, sócio da Toledo Marchetti, Oliveira, Vatari e Medina Advogados.
Danthi Comunicação
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…