00:00:00
18 May

Podcast como canal de divulgação para empresas

10 de abril de 2024
89 Visualizações

Um dos desafios de empresas e marcas atualmente é se destacar nesse verdadeiro mar de informações. Os podcasts surgem como opção para contar histórias, educar e envolver os ouvintes de maneira mais profunda por meio de conteúdo de alta qualidade e de fácil acesso.

Segundo relatório Data Reportal de 2023, o Brasil lidera o consumo de conteúdo por podcast no mundo, 42,9% dos usuários entre 16 e 64 anos são brasileiros. E, claro, isso já foi identificado pelas marcas e, também, patrocinadores. Para se ter uma ideia, de janeiro a setembro do mesmo ano, houve um aumento de 36% na produção de conteúdo e de 28% no consumo de conteúdo, se comparado com o mesmo período de 2022.

Além dos podcasts, programas de áudio sob demanda veiculados em plataformas streaming, a diversidade do material aí permite a realização de videocasts, a versão com vídeo que abre a possibilidade de publicação no Youtube, a maior rede social do mundo.

Conforme a jornalista Silvana Piñeiro, mestre em Estudos Políticos e Marketing e CEO da agência Smartcom Inteligência em Comunicação, especializada em comunicação integrada para empresas BtoB e escritórios de advocacia, os podcasts representam uma oportunidade única de alcançar um público altamente qualificado de forma autêntica e incentivando a fidelização.

“Um dos principais benefícios dos podcasts corporativos é a capacidade de construir uma relação de confiança com os ouvintes. Ao criar conteúdo relevante e interessante, as marcas se posicionam como autoridades em seu setor, e estabelecem conexões emocionais com seu público-alvo, que passa a consumir os seus principais diferenciais: o conhecimento e experiência. Isso não só aumenta a identificação com a marca, mas também fideliza a longo prazo e contribui para que a força de vendas aumente os seus resultados”, explica a comunicadora.

Além disso, os podcasts oferecem uma plataforma flexível para a aplicação da narrativa de histórias, o chamado storytelling. É possível compartilhar casos de sucesso de clientes, entrevistas com especialistas do setor – que podem ser os próximos clientes -, insights exclusivos sobre seus produtos e serviços e muito mais.

“Indicados, principalmente, para negócios BtoB e prestadores de serviço, o tom de voz envolvente permite comunicar a mensagem de uma maneira detalhada e autêntica, além de promover uma verdadeira experiência do conhecimento, destacando sua proposta de valor única”, destaca a CEO.

Outro ponto forte dos podcasts é sua acessibilidade e conveniência, uma vez que os ouvintes sintonizam os episódios de qualquer dispositivo, em seus próprios horários, seja durante o deslocamento diário, durante o exercício físico ou em casa. Isso significa alcançar seu público-alvo em momentos-chave, quando estão mais receptivos a ouvirem a sua mensagem.

Conforme a especialista em comunicação para negócios, aqueles que desejam explorar o poder dos podcasts devem investir na produção de conteúdo de alta qualidade e na promoção eficaz do programa por meio de suas redes sociais, por exemplo, inclusive com possibilidade de monetização dos programas.

“A força de um conteúdo de qualidade e com relevância estabelece um primeiro contato de valor e, a partir daí, constrói relacionamentos significativos, aumentar a credibilidade da marca e impulsiona o crescimento do negócio”, finaliza.

Smartcom

You may be interested

Locatícia Junto é destaque no Cupola Summit
Junto Seguros
43 Vizualizações
Junto Seguros
43 Vizualizações

Locatícia Junto é destaque no Cupola Summit

Publicação - 17 de maio de 2024

A Junto Seguros, uma empresa especializada em soluções de seguros corporativos para empresas e com mais de 30 anos de história, marca presença no Cupola Summit 2024, nos dias…

Susep participa de debate sobre o mercado de proteção veicular
Susep
44 Vizualizações
Susep
44 Vizualizações

Susep participa de debate sobre o mercado de proteção veicular

Publicação - 17 de maio de 2024

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Diretor Carlos Queiroz, participou nesta sexta-feira (17) de mais uma edição do evento "Conversa com o Judiciário", que ocorreu…

ESG e o mercado de seguros: práticas e impactos na sociedade
Artigo
55 Vizualizações
Artigo
55 Vizualizações

ESG e o mercado de seguros: práticas e impactos na sociedade

Publicação - 17 de maio de 2024

O conceito de ESG (do inglês Environmental, Social and Governance) tem se tornado cada vez mais relevante na indústria de seguros, com impactos significativos em diversas frentes. A…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin