00:00:00
25 May

Podcast como canal de divulgação para empresas

10 de abril de 2024
91 Visualizações

Um dos desafios de empresas e marcas atualmente é se destacar nesse verdadeiro mar de informações. Os podcasts surgem como opção para contar histórias, educar e envolver os ouvintes de maneira mais profunda por meio de conteúdo de alta qualidade e de fácil acesso.

Segundo relatório Data Reportal de 2023, o Brasil lidera o consumo de conteúdo por podcast no mundo, 42,9% dos usuários entre 16 e 64 anos são brasileiros. E, claro, isso já foi identificado pelas marcas e, também, patrocinadores. Para se ter uma ideia, de janeiro a setembro do mesmo ano, houve um aumento de 36% na produção de conteúdo e de 28% no consumo de conteúdo, se comparado com o mesmo período de 2022.

Além dos podcasts, programas de áudio sob demanda veiculados em plataformas streaming, a diversidade do material aí permite a realização de videocasts, a versão com vídeo que abre a possibilidade de publicação no Youtube, a maior rede social do mundo.

Conforme a jornalista Silvana Piñeiro, mestre em Estudos Políticos e Marketing e CEO da agência Smartcom Inteligência em Comunicação, especializada em comunicação integrada para empresas BtoB e escritórios de advocacia, os podcasts representam uma oportunidade única de alcançar um público altamente qualificado de forma autêntica e incentivando a fidelização.

“Um dos principais benefícios dos podcasts corporativos é a capacidade de construir uma relação de confiança com os ouvintes. Ao criar conteúdo relevante e interessante, as marcas se posicionam como autoridades em seu setor, e estabelecem conexões emocionais com seu público-alvo, que passa a consumir os seus principais diferenciais: o conhecimento e experiência. Isso não só aumenta a identificação com a marca, mas também fideliza a longo prazo e contribui para que a força de vendas aumente os seus resultados”, explica a comunicadora.

Além disso, os podcasts oferecem uma plataforma flexível para a aplicação da narrativa de histórias, o chamado storytelling. É possível compartilhar casos de sucesso de clientes, entrevistas com especialistas do setor – que podem ser os próximos clientes -, insights exclusivos sobre seus produtos e serviços e muito mais.

“Indicados, principalmente, para negócios BtoB e prestadores de serviço, o tom de voz envolvente permite comunicar a mensagem de uma maneira detalhada e autêntica, além de promover uma verdadeira experiência do conhecimento, destacando sua proposta de valor única”, destaca a CEO.

Outro ponto forte dos podcasts é sua acessibilidade e conveniência, uma vez que os ouvintes sintonizam os episódios de qualquer dispositivo, em seus próprios horários, seja durante o deslocamento diário, durante o exercício físico ou em casa. Isso significa alcançar seu público-alvo em momentos-chave, quando estão mais receptivos a ouvirem a sua mensagem.

Conforme a especialista em comunicação para negócios, aqueles que desejam explorar o poder dos podcasts devem investir na produção de conteúdo de alta qualidade e na promoção eficaz do programa por meio de suas redes sociais, por exemplo, inclusive com possibilidade de monetização dos programas.

“A força de um conteúdo de qualidade e com relevância estabelece um primeiro contato de valor e, a partir daí, constrói relacionamentos significativos, aumentar a credibilidade da marca e impulsiona o crescimento do negócio”, finaliza.

Smartcom

You may be interested

Bradesco Seguros alerta para cuidados no trânsito
Bradesco Seguros
90 Vizualizações
Bradesco Seguros
90 Vizualizações

Bradesco Seguros alerta para cuidados no trânsito

Publicação - 24 de maio de 2024

Em apoio ao Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para a redução de vítimas no trânsito, a Bradesco Seguros divulga, nesta semana, dicas de prevenção de acidentes…

MAPFRE fortalece presença digital para comunicação com corretores
Mapfre Brasil
51 Vizualizações
Mapfre Brasil
51 Vizualizações

MAPFRE fortalece presença digital para comunicação com corretores

Publicação - 24 de maio de 2024

A MAPFRE, companhia global do mercado segurador e financeiro, anuncia o lançamento de seu novo perfil no Instagram (@MAPFRE.corretor), destinado exclusivamente aos corretores de seguros. A iniciativa…

Seguradoras registraram R$1,7 bilhão em indenizações previstas no RS
CNseg
70 Vizualizações
CNseg
70 Vizualizações

Seguradoras registraram R$1,7 bilhão em indenizações previstas no RS

Publicação - 24 de maio de 2024

As seguradoras já começam a registrar as primeiras indenizações relacionadas às enchentes e inundações nas cidades do Rio Grande do Sul. Levantamento feito pela Confederação Nacional das…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin