00:00:00
22 Nov

Previdência privada arrecada R$ 31,2 bilhões

9 de abril de 2024
100 Visualizações

Seguindo uma trajetória contínua de crescimento, a arrecadação dos planos de previdência privada aberta superou R$ 31,2 bilhões no primeiro bimestre de 2024. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve crescimento de 23,9%. Os dados são da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida – Fenaprevi.

Os resgates somaram R$ 21,4 bilhões no período, queda de 1,6% na mesma base de comparação. Descontados os resgates do montante arrecadado, verificou-se o resultado da captação líquida: R$ 9,8 bilhões no bimestre, com alta de 185,1% em relação ao primeiro bimestre do ano passado.

Resultados dos últimos doze meses

O resultado do acumulado dos últimos 12 meses (considerando o período terminado em fevereiro de 2024) indica o bom período do setor, que observou crescimento de 11,7% nos prêmios e contribuições, superando os R$ 176 bilhões.

Já a captação líquida cresceu 48,9%, somando 49,4 bilhões. Os resgates subiram apenas 1,8%, abaixo da inflação no período, totalizando R$ 126,8 bilhões nos últimos dozes meses.

Os ativos em planos de previdência privada representam cerca de 13% do PIB, superando os R$ 1,4 trilhão.

Grande potencial do mercado

Atualmente, 10% da população entre 20 e 64 anos do país possui previdência privada. Segundo relatório produzido pela Federação em fevereiro de 2024, cerca de 11,1 milhões de pessoas possuíam um plano desta natureza, sendo que 80% na modalidade individual e os demais na coletiva.

Já são mais de 14 milhões de planos contratados no Brasil, sendo a grande maioria (8,7 milhões) do Vida Gerador de Benefício Livre – VGBL; outros 3 milhões são Plano Gerador de Benefício Livre – PGBL, e mais 2,3 milhões são planos Tradicionais.

Apesar de representar 62% dos planos comercializados, o VGBL foi responsável por 93% do total arrecadado em fevereiro de 2024 e o restante dividido em PGBL, que contribuiu com 6% desse total, e os planos tradicionais, com cerca de 1%.

FSB Comunicação

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
25 Vizualizações
Unimed
25 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
41 Vizualizações
Bradesco Seguros
41 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
31 Vizualizações
Allianz Partners
31 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin