No Brasil o valor do seguro de automóveis está com uma tendência de queda. O Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA) atingiu em fevereiro o valor de 5,8%, o que significa um aumento de 3,6% com relação ao mês anterior e uma redução de 13,4% nos últimos 12 meses. Já o imigrante latino que precisa contratar seguro de automóvel nos EUA precisa desembolsar em 2024. O prêmio do seguro auto aumentou quase 21% nos últimos 12 meses, de acordo com os novos dados do Consumer Price Index divulgados em março deste ano. O aumento nas apólices de seguro auto contribuiu sozinho com meio ponto percentual para a taxa de inflação geral de 3,2% de fevereiro deste ano. Essa é a primeira vez, desde 1976, que os prêmios aumentam nessa proporção.
“É um cenário complexo e há diferenças entre estados, entre o perfil do segurado, como gênero e histórico de sinistros, mas ainda assim a maioria percebe que há um aumento”, resume Tiago Prado, CEO da BRZ Insurance. “Aumenta a necessidade de que o imigrante esteja bem informado e conheça as opções disponíveis para fazer a escolha mais acertada”, recomenda.
Os motivos são variados, como os impactos que vieram com a pandemia de Covid-19. Outro fator é a crescente tecnologia nos automóveis, o que eleva os custos de reparos. A produção de autopeças tornou-se mais cara, assim como a mão de obra especializada devido à sua escassez. Além disso, os carros estão cada vez mais tecnológicos, com peças específicas mais caras e sofisticadas, como microchips.
A maior frequência dos acidentes de carro, muitas vezes causados por comportamentos de direção menos prudentes, têm levado a um aumento nos prêmios de seguro. Os custos médicos também subiram devido à gravidade dos acidentes. Além disso, a incidência de desastres naturais, provocados pelas mudanças climáticas, tem impactado significativamente.
Pelo lado das seguradoras, estão registrando perdas maiores em sinistros de colisão e mais ações judiciais, o que afeta os custos e impacta no valor cobrado do consumidor. O repasse de custos médicos crescentes resulta diretamente em apólices mais caras.
Com a missão de proteger o sonho de cinco milhões de imigrantes latinos nos EUA, a BRZ Insurance listou cinco dicas para ajudá-los a buscar a melhor alternativa:
1. Pesquisar: O consumidor não deve se contentar com a primeira cotação de seguro que receber e sim comparar os preços de várias seguradoras para encontrar a melhor opção.
2. Agrupar Apólices: Agrupar o seguro de automóveis com outras apólices, como seguro residencial ou de aluguel; apólices agrupadas significam mensalidades menores.
3. Revisar a apólice: Avaliar as necessidades de cobertura e considerar ajustar as franquias ou limites de cobertura para encontrar um equilíbrio entre proteção e acessibilidade. Revisar o seguro regularmente permite que as coberturas sejam sempre personalizadas para a realidade do momento.
4. Manter um histórico de direção limpo: Hábitos de condução seguros podem ajudar o consumidor a se qualificar para descontos e prêmios mais baixos. Evitar acidentes e infrações de trânsito pode manter as mensalidades sob controle.
5. Explorar descontos: Informar-se sobre os descontos disponíveis para fatores como boas notas para estudantes, cursos de direção segura ou programas de seguro baseados no uso.
RP Dois Pontos
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…