No Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, a Neurotech, uma empresa B3 especializada na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data, comemora a superação da marca de 33% de mulheres trabalhando com tecnologia em seu time de colaboradores. O percentual significa um patamar 50% superior à média registrada nas empresas brasileiras que segundo uma pesquisa da Catho, teria alcançado 23% nos dois primeiros meses de 2022.
Entre 2018 e 2023, o número de mulheres contratadas cresceu 136%. Com isso, considerando o universo total da equipe, a Neurotech ostenta um total de 33% de mulheres ocupando suas vagas de trabalho. Mas em áreas técnicas como analistas, os percentuais variam entre 31% e 38%. Já nos cargos de liderança, o percentual de mulheres supera os 35%, outro número maior que a média brasileira.
A diretora de gente e cultura da Neurotech, Ketty Sanches, atribui esse resultado a um amplo trabalho de conscientização que permeia todas as esferas da empresa, desde a diretoria até os estagiários, combinado com a decisão estratégica de ser uma empresa cidadã e com a adoção de processos pontuais estruturantes, como o estabelecimento de uma meta de 40% de candidatas mulheres presentes durante o início dos processos seletivos e o fortalecimento da representatividade dentro da empresa.
“Isso possibilitou as mesmas oportunidades para os públicos feminino e masculino, aumentando a probabilidade de mais mulheres serem selecionadas para nosso time”, afirma. Ela explica que todo o trabalho foi feito com base no cenário encontrado após a realização do Censo de Diversidade, um mapeamento cujo objetivo era entender melhor a composição do time e aprimorar as ações voltadas à diversidade, equidade e inclusão.
“Após esse diagnóstico, desenvolvemos iniciativas como o uso de linguagem neutra para comunicar a existência de vagas, a construção do 1º Guia de Diversidade, rodas de conversas com mulheres referências em nosso ecossistema, patrocínio e participação em eventos específicos como o Tech Woman 2023 entre outros”, relata a Especilista em Diversidade da Neurotech, Ana Nery.
Todo este esforço fez com que os índices de participação das mulheres no conjunto de profissionais da Neurotech saltassem de 30% para os atuais 33% em apenas um ano. Nos quadros de liderança o percentual passou de 24% em 2022 para os atuais 35%. Desde 2018, o número de contratadas para a liderança cresceu 155%.
Para o CEO da Neurotech, Domingos Monteiro, a superação dos 30% de participação feminina não é uma conquista apenas para as mulheres, mas sim para toda a companhia. Apesar disso, trata-se de uma jornada de crescimento que ainda está apenas no começo. ““A ampliação da participação feminina e de toda a diversidade não só atende a todos os preceitos de justiça social, mas também acrescenta uma riqueza de pontos de vista e criatividade fundamentais para o desenvolvimento saudável da empresa e a busca dos objetivos estratégicos estabelecidos em nosso plano de crescimento”, conclui.
Compliance Comunicação
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

