Com o objetivo de conscientizar usuários sobre as armadilhas presentes no universo digital, a Fundación MAPFRE realiza, pela primeira vez no Brasil, a exposição “Ciberland”, organizada originalmente na Espanha. A mostra conta com um espaço onde o público poderá interagir e aprender sobre os riscos associados às redes sociais e aos jogos online, como difusão de fake news, fraudes e consequências físicas e psicológicas do uso abusivo da tecnologia.
A exposição está aberta ao público, no Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do estado de São Paulo, até 28 de janeiro de 2024, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Com uma programação composta por sete espaços, os participantes aprendem a diferenciar conteúdos ilegais e ilícitos, reconhecer discursos de ódio e notícias falsas e evitar roubo de identidade ou situações de aliciamento.
“A exposição excessiva ao mundo digital, especialmente de crianças e adolescentes, sem a orientação de adultos, pode trazer sérios riscos à segurança e à saúde mental. Entender como minimizar esses riscos faz com que estejamos cada vez mais preparados para explorar as vantagens e benefícios da tecnologia” afirma Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil.
No primeiro espaço do evento, denominado “Reset”, um monitor estará presente para orientar os visitantes sobre a experiência de participar do Ciberland. Enquanto isso, no espaço “Gamer”, os visitantes encontrarão cadeiras e monitores, que servirão tanto para o envio de mensagens quanto para promover debates relacionados ao entretenimento online e aos riscos associados a ele: jogos de azar, videogames e desafios virais estarão em foco.
A exposição também inclui uma área dedicada à discussão de notícias falsas, trotes e conselhos prejudiciais que se disseminam rapidamente pelas redes sociais, confundindo os usuários. Além disso, mensagens nas paredes apresentarão informações sobre os conteúdos expostos, enquanto uma tela sensível ao toque oferecerá um jogo de “verdadeiro ou falso”.
Haverá, ainda, espaços dedicados às redes sociais e os seus possíveis perigos, à segurança de proteger os seus dados e informações ao utilizar a internet, também espaços que mostram as consequências físicas e psicológicas do uso da tecnologia.
Ao final da experiência, os participantes podem testar todos os conhecimentos adquiridos durante a jornada em busca de uma boa relação com o mundo digital.
Serviço
Localização: Museu Catavento
Horário: de terça-feira a domingo das 09h às 17h (Bilheteria fecha às 16h).
Para informações: https://museucatavento.org.br/horarios-e-precos
Mosaike
You may be interested
Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Publicação - 21 de novembro de 2024Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…
MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
Publicação - 21 de novembro de 2024A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…
Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Publicação - 21 de novembro de 2024A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…