O mercado latino-americano vem demonstrando resiliência, apesar dos ventos econômicos adversos decorrentes da inflação elevada e das condições monetárias restritivas. De acordo com o último Relatório de Mercado da América Latina do Swiss Re Institute, prevê-se que o total de prêmios na região ultrapassará o produto interno bruto (PIB) em 2023-2024.
É esperado que o PIB real da América Latina cresça 2,0% e 1,7% em 2023 e 2024, respectivamente. A desaceleração anual pode ser atribuída ao crescimento mais lento no Brasil e México, que juntos representam cerca de 60% do PIB regional. No entanto, a regra geral para o restante da região é uma aceleração do crescimento em 2024, à medida que o aperto monetário continue a diminuir no segundo semestre de 2023 e ao longo de 2024.
No panorama de seguros, as perspectivas continuam positivas para a região:
O crescimento dos prêmios deve ultrapassar o crescimento do PIB. Espera-se que os negócios Patrimoniais & Responsabilidades (P&C) se beneficiem do recente afluxo histórico de Investimento Direto Estrangeiro, que pode continuar devido à reorganização das cadeias produtivas globais. Ao mesmo tempo que a área de Vida & Saúde (L&H) ainda está a ganhar com o aumento da sensibilização para os riscos decorrentes da pandemia.
O endurecimento dos preços continuará a prevalecer, à medida que as seguradoras façam os ajustes ascendentes de precificação necessários para compensar a inflação elevada e os maiores custos com sinistros.
Espera-se que o novo equilíbrio das taxas de juros seja superior ao que prevalecia antes da pandemia, o que beneficia o resultado financeiro e ajuda a aumentar a rentabilidade das seguradoras.
No contexto local, o Brasil se destaca por:
Desempenho e atividade econômica superiores às expectativas de crescimento na região para 2023;
Previsão de crescimento da economia brasileira de 1,5% em 2024, desacelerando em relação aos 3,1% previstos para este ano;
Inflação continuará a desacelerar e o aperto monetário, a diminuir. Espera-se que a inflação permaneça acima do centro da meta este ano, mas atinja uma média de 4.1% em 2024.
ICC Comunicação
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…