00:00:00
22 Nov

Ativos de previdência privada crescem 12,8% em abril

14 de junho de 2023
202 Visualizações

De acordo com relatório consolidado pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida — Fenaprevi, o mercado de planos de previdência privada aberta no país alcançou em abril de 2023 um total de, aproximadamente, R$ 1,3 trilhão em ativos, o equivalente a 12,5% do PIB brasileiro.

Trata-se do resultado de um crescimento de 12,8% nos ativos, em relação ao registrado em abril do ano passado. Também nos quatro primeiros meses de 2023, os prêmios e contribuições totalizaram R$ 50,4 bilhões, elevação de 3,4% frente ao mesmo período do ano anterior.

Os resgates somaram R$ 43,9 bilhões, valor 8,6% acima do registrado no 1° quadrimestre do último ano. Para a Federação, apesar de ainda elevada, a variação em 2023 está abaixo do observado para o período nos últimos anos, mesmo nos exercícios anteriores à pandemia.

Ao descontar os resgates do montante arrecadado (em prêmios e contribuições), há uma captação líquida de R$ 6,5 bilhões de janeiro a abril de 2023.

Resultado por tipo de contratação
No estudo também é possível acompanhar o tipo de contratação dos planos de previdência privada aberta, cujo resultado aponta que 20% dos planos comercializados, quase 2,7 milhões, foram na modalidade coletiva.

A Fenaprevi enxerga neste cenário grande potencial de crescimento da previdência privada aberta no mundo corporativo, figurando como um benefício ao trabalhador. Adicionalmente, o levantamento indica que apenas 9% dos aportes ocorreram em planos coletivos. Já 89% deles foram nos individuais e outros 2% em planos para menores de idade no 1° quadrimestre de 2023.

Resultado por produto
Em termos de produtos, nos quatro primeiros meses, foram aportados R$ 45,9 bilhões em planos VGBL — Vida Gerador de Benefício Livre (representando 91% do total); R$ 3,5 bilhões em PGBL — Plano Gerador de Benefício Livre — responsável por 7% da arrecadação total, enquanto os planos Tradicionais somaram R$ 1 bilhão ou cerca de 2% do total de contribuições.

FSB Comunicação

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
45 Vizualizações
Unimed
45 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
56 Vizualizações
Bradesco Seguros
56 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
43 Vizualizações
Allianz Partners
43 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin