O crescimento significativo do segmento da população idosa, especialmente em países em desenvolvimento como o Brasil, representa um dos fenômenos de transformação mais importantes que serão enfrentados nas próximas décadas.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2025 o Brasil ocupará o sexto lugar no ranking dos países com população acima de 60 anos estimada em 33,8 milhões de pessoas. No período entre 1950 e 2025, a população brasileira terá quintuplicado, enquanto o número de idosos será quinze vezes maior.
Esta situação coloca desafios importantes nos quais a participação dos idosos no mercado de trabalho brasileiro é fortemente afetada, pois as empresas não oferecem oportunidades adequadas que envolvam a inclusão de pessoas deste segmento que desejam continuar desenvolvendo sua esfera profissional.
Os profissionais sêniores, em contraste com os preconceitos culturais de uma sociedade que demoniza o envelhecimento, possuem muitas características valiosas para o funcionamento eficiente das empresas. Compromisso, responsabilidade, ética e educação são os valores mais destacados pela pesquisa da Datafolha comparando as diferenças entre jovens e idosos no ambiente de trabalho.
A Xerox está comprometida com esta transformação e foi reconhecida como uma Empresa Age-Friendly pelo The Age Friendly Institute em seus esforços para promover a inclusão em todo o mundo, fomentando uma cultura na qual seus funcionários possam prosperar. A implementação do programa Diversidade, Inclusão e Pertencimento (DIB) é uma iniciativa que impulsiona a transformação empresarial diante da transição demográfica global.
Porter Novelli
Por Arthur Assumpção (foto)
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

