00:00:00
21 Nov

MAPFRE adere à Aliança Net-Zero para realizar a transição de suas carteiras de investimento

19 de janeiro de 2023
308 Visualizações

A MAPFRE deu mais um passo em sua estratégia de descarbonização e combate às mudanças climáticas. A companhia, uma das maiores do mercado financeiro e segurador do mundo, aderiu à Net Zero Asset Owner Alliance, se comprometendo a realizar a transição das carteiras de investimento para emissões líquidas de gases do efeito estufa e, até 2050, se tornar uma empresa neutra.

A Net-Zero Asset Owner Alliance, criada em 2019 pela Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, é liderada por 74 investidores institucionais, que representam 10,6 trilhões de dólares em ativos sob gestão. Ao aderir à iniciativa, a MAPFRE também se responsabiliza por definir objetivos individuais para tratar o tema, tanto para clientes com altas emissões quanto os denominados “de transição financeira”, cuja finalidade é promover o investimento em soluções climáticas que acrescentem à transição energética. Como parte da aliança, a companhia também deve informar periodicamente sobre os progressos alcançados.

“É outro passo em direção ao nosso compromisso pela aceleração da transição energética e avanço no combate à mudança climática”, explica Antonio Huertas, presidente da MAPFRE, que reiterou o objetivo ambiental da empresa de contribuir para a descarbonização do planeta. Huertas também salientou o interesse da MAPFRE em “continuar elevando a exigência de sustentabilidade de maneira firme e progressiva, com objetivos específicos que contribuam para a redução das emissões de gases do efeito estufa da carteira de seguros e resseguro da companhia e que permitam acompanhar a sociedade em uma transição justa”. O presidente da MAPFRE reforçou o interesse da empresa em “ajudar e acompanhar as empresas para que elas se transformem e continuem criando riqueza de maneira cada vez mais respeitosa ao meio ambiente”.

Transição energética

Ao aderir a esta nova aliança, a MAPFRE reforça os compromissos mencionados por Huertas. Em abril de 2022, a companhia anunciou seu acordo com a Net-Zero Insurance Alliance (NZIA) com o objetivo de alcançar a neutralidade nas emissões de efeito estufa até 2050 em suas carteiras de seguros e resseguros. No mesmo ano, desenvolveu uma ferramenta própria para que a gestão de ativos do Grupo MAPFRE pudesse analisar e avaliar os riscos associados à mudança climática em seus investimentos. Esse movimento contribuiu para a redução em mais de um milhão de toneladas de emissões de CO2 associadas a seus investimentos.

Todas essas iniciativas se conectam ao Plano de Sustentabilidade 2022-2024 da MAPFRE, que busca avançar em objetivos estratégicos como qualificar com critérios ESG 90% de sua carteira de investimento global até 2024, neutralizar a pegada de carbono da empresa até 2030 e não investir nem segurar empresas de carvão, gás e petróleo que não tenham um plano de transição energética. Todos esses objetivos refletem a ambição da MAPFRE de se tornar parte ativa na necessária e urgente transformação para uma economia baixa em carbono.

InPress Porter Novelli

You may be interested

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
5 Vizualizações
Lojacorr
5 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
35 Vizualizações
MetLife
35 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
35 Vizualizações
Artigo
35 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin