Com raízes no Agronegócio desde a sua fundação na Espanha, em 1933, a MAPFRE está comemorando um marco na sua história de mais de 30 anos de atuação no Brasil. A companhia atingiu recentemente o montante de R$ 1 bilhão de prêmios emitidos em seguros rurais pela primeira vez no País, incluindo todos os ramos, de Agrícola a Patrimonial Rural, consolidando-se ainda mais na liderança de mercado.
Patrícia Siequeroli, diretora de Seguros Gerais da MAPFRE, contextualiza que o marco foi alcançado, principalmente, pois os eventos e mudanças climáticas dos últimos anos resultaram em secas ou períodos longos de chuvas em diferentes regiões do Brasil, afetando muitas propriedades rurais durante as safras. E diante do cenário impactante, os produtores rurais compreenderam de forma definitiva o papel fundamental dos seguros rurais em seu dia a dia. “Tivemos duas safras consecutivas com perdas históricas e os produtores que não tinham nenhum tipo de seguro tiveram um impacto financeiro significativo, obrigando alguns deles a saírem da atividade. Os fenômenos climáticos vão continuar impactando o Agronegócio e, diante da previsão de safras catastróficas, a importância do seguro rural para gestão de risco do agricultor se torna ainda mais evidente”, afirma. “O produtor que ainda permaneceu ativo observou que não há mais opção, ou seja, é fundamental ter pelo menos um tipo de seguro rural para a sustentabilidade dos seus negócios daqui em diante”, comenta.
A executiva considera também que a capacidade da MAPFRE em disponibilizar as soluções mais adequadas aos produtores rurais contribuiu para uma melhor percepção sobre os seguros para o Agronegócio e, com isso, para alcançar a marca histórica. “Estamos muito felizes e realizados por termos alcançado um número nunca atingido pela MAPFRE no Brasil. Disponibilizamos coberturas para mais de 70 tipos de culturas e para o patrimônio do agricultor. Além disso, possuímos processos de subscrição precisos e aproximadamente 400 especialistas em todo País capazes de oferecer o suporte mais adequado às necessidades imediatas dos clientes”, pontua. “Nossa estimativa é continuar crescendo em 2023, tanto que estamos ampliando nossa capacidade técnica, com novas vagas disponíveis aos profissionais do setor”, revela.
Ainda de acordo Patrícia, o valor agregado da MAPFRE é percebido pois a companhia possui um plano de contingência montado para situações de muitos acionamentos de sinistros no mesmo período. “O seguro agrícola é para cobrir eventos catastróficos e é esperado que algumas safras sejam mais catastróficas que outras. Sendo assim, é necessário que haja uma estrutura de campo montada para atuar nesses tipos de situação”, explica. “Nos casos de sinistros registrados no fim de 2021 devido à seca nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul, por exemplo, a MAPFRE comprovou sua solidez desde o processo de atendimento até as vistorias e pagamento das indenizações”, ressalta.
Por fim, Patrícia Siequeroli recomenda que o agricultor deve se atentar ao momento da contratação de um seguro agrícola, para que não perca a época adequada e saiba escolher o produto ideal para assegurar sua lavoura. “O produtor rural deve procurar um corretor especializado em seguros rurais o quanto antes possível, que poderá apoiá-lo em caso de dúvidas e na contratação do seguro. Ainda assim, é necessário que o agricultor leia atentamente a proposta de seguro, as condições gerais do produto e, paralelamente, pesquise sobre as seguradoras”, alerta.
InPress Porter Novelli
Foto: Patrícia Siequeroli, diretora de Seguros Gerais da MAPFRE
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…