00:00:00
19 May

Defesa intransigente do papel do corretor

4 de março de 2022
224 Visualizações

A defesa intransigente do papel dos corretores de seguros como agente de proteção social e os obstáculos político-institucionais que interferem na sua atividade deram o tom na abertura do 22º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, em Campinas (SP). Compuseram a mesa de autoridades, o presidente da Fenacor, Armando Vergilio, o presidente da Escola de Negócios e Seguros (ENS) e deputado federal Lucas Vergílio; o superintendente da Susep, Alexandre Camillo, o prefeito de Campinas, Dario Saad; e mais os presidentes Márcio Coriolano (CNseg); Joaquim Mendanha (Ibracor), e Boris Ber (Sincor-SP).
Ao abrir os pronunciamentos, Boris Ber confessou sua emoção ao rever os corretores, seguradores e amigos em “um evento único”, sobretudo a volta do congresso a São Paulo. “É um fato indiscutível realizar o evento no interior paulista, prova de sua pujança no cenário nacional”, ressaltou. O presidente do Ibracor, Joaquim Mendanha, por sua vez, reforçou as palavras do presidente do Sincor-SP: “É uma mistura de alegria e emoção estar aqui”. Em sua visão, o congresso é uma oportunidade aos corretores se conscientizarem de que são verdadeiros são agentes de proteção do consumidor e suas famílias.
Marcio Coriolano, presidente da CNseg, lembrou que os anos de 2020 e 2021 “colocaram todos à prova”. Coriolano destacou a união de corretores e seguradoras para enfrentar as dificuldades impostas pela pandemia, atuando de forma moderna e progressista. Graças a essa união de esforços, segundo o presidente da CNseg, o setor cresceu nominalmente 1,3% em 2021. Em seguida, o prefeito de Campinas, cumprimentou a todos e manifestou gratidão pela escolha da cidade como sede do congresso, após a estabilização dos números da covid-19. “Este é um grande evento e tenho confiança de que tenhamos controle da doença no futuro”, apostou.

Críticas contundentes
Umas das personalidades mais aguardadas, o superintendente da Susep, Alexandre Camillo, enfatizou a importância de um corretor de seguros assumir a autarquia e prometeu empenho na interlocução com todos os elos do mercado. Camillo fez uma rápida retrospectiva à frente da superintendência e diz que irá trabalhar incansavelmente pela manutenção dos direitos dos corretores. A gestão anterior da Susep mereceu críticas contundentes do presidente da Escola de Negócios e Seguros (ENS) e deputado federal Lucas Vergilio: “O poder público corrige agora de maneira evidente o desrespeito praticado com a categoria, superando divergências.
Último a falar, o presidente da Fenacor, Armando Vergilio, fez um discurso inflamado em defesa do papel dos corretores na sociedade. Defendeu a autorregulação da categoria, da forma como está constituída na Lei Complementar nº 13, como órgão auxiliar da Susep. “É preciso fortalecer e valorizar a autorregulação”. conclamou. Condenou medidas recentes da Susep, como a figura das Sociedades Iniciadoras de Seguros (SISS), presentes na Resolução 429/2021, que podem colocar em risco o trabalho do corretor, e, de forma categoria, afirmou: “O principal canal de distribuição, hoje, no Brasil é o corretor de seguros”. (Foto: CQCS)

Da Redação de IC
Carlos Alberto Pacheco

You may be interested

Locatícia Junto é destaque no Cupola Summit
Junto Seguros
77 Vizualizações
Junto Seguros
77 Vizualizações

Locatícia Junto é destaque no Cupola Summit

Publicação - 17 de maio de 2024

A Junto Seguros, uma empresa especializada em soluções de seguros corporativos para empresas e com mais de 30 anos de história, marca presença no Cupola Summit 2024, nos dias…

Susep participa de debate sobre o mercado de proteção veicular
Susep
75 Vizualizações
Susep
75 Vizualizações

Susep participa de debate sobre o mercado de proteção veicular

Publicação - 17 de maio de 2024

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Diretor Carlos Queiroz, participou nesta sexta-feira (17) de mais uma edição do evento "Conversa com o Judiciário", que ocorreu…

ESG e o mercado de seguros: práticas e impactos na sociedade
Artigo
97 Vizualizações
Artigo
97 Vizualizações

ESG e o mercado de seguros: práticas e impactos na sociedade

Publicação - 17 de maio de 2024

O conceito de ESG (do inglês Environmental, Social and Governance) tem se tornado cada vez mais relevante na indústria de seguros, com impactos significativos em diversas frentes. A…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin