A 15ª edição do Boletim IRB+Mercado, relatório mensal da plataforma IRB+Inteligência divulgado hoje (02/02), mostra que, em novembro de 2021, houve crescimento dos prêmios emitidos pelas seguradoras em todos os seis segmentos analisados. O destaque ficou por conta de Crédito e Garantia que, após dois meses de retração, registrou a maior variação positiva: 45,2%. Ao todo, o faturamento do setor no penúltimo mês do ano passado chegou a R$ 12 bilhões, um avanço de 13,3% frente a igual período de 2020. No acumulado de 2021, os prêmios emitidos totalizaram R$ 128,2 bilhões, o que representa alta de 14,1% em relação ao ano anterior.
A sinistralidade geral do setor também cresceu em novembro. A alta, na comparação com o mesmo mês de 2020, chegou a 4,8 pontos percentuais (p.p.). No acumulado de 2021, o índice aumentou 6,8 p.p. em relação à taxa dos 11 primeiros meses de 2020, resultando em 50,3%. Os segmentos com as sinistralidades mais elevadas do ano passado até aqui são Rural (77,2%) e Automóvel (61,9%). Apesar do lucro líquido do setor de seguros ter crescido 26,1% em novembro, no acumulado o resultado é 44,6% menor que em 2020.
Por segmento, em novembro, Crédito e Garantia chegou a R$ 436 milhões em prêmios emitidos. Em seguida, Automóvel somou R$ 3,5 bilhões (+17%); Danos e Responsabilidades, R$ 2 bilhões (+14,6%); Individual Contra Danos, R$ 1,1 bilhão (10,9%); e Rural, R$ 635 milhões (+9,3%). O segmento de Vida, que detém 36,3% do mercado de seguros, faturou R$ 4,3 bilhões (+8,8%).
O Boletim IRB+Mercado resume as operações de seguros a partir dos dados públicos disponibilizados pela Susep em 17/01, considerando os seguros de danos, responsabilidades e pessoas. A edição também lista os cinco maiores grupos seguradores por linha de negócios. A análise está disponível, na íntegra, no site do IRB Brasil RE. No mesmo endereço, o Dashboard IRB+Mercado Segurador permite consulta dinâmica e gratuita às informações de todo o setor.
FSB Comunicação
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…