00:00:00
11 May

Conjuntura CNseg, aborda perspectivas da economia e detalha desempenho do setor

1 de fevereiro de 2022
174 Visualizações

Duas seções – uma sobre a conjuntura macroeconômica e outra sobre o setor de seguros com dados de novembro de 2021 – integram a nova edição da Conjuntura CNseg ( cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n63.html), publicação da Confederação Nacional das Seguradoras. Ambas ajudam a entender as tendências da economia brasileira e o comportamento dos seguros, após ampla análise apresentada pela Conjuntura CNseg nº 62, no Editorial do Presidente Marcio Coriolano.

O texto econômico ratifica que a inflação se mostra mais resiliente do que o esperado em todo o mundo, mas especialmente nos Estados Unidos. “Se no Brasil enfrentamos um quadro em que tanto a inflação quanto a atividade apontam para baixo, na maior economia do mundo a preocupação é com a atividade demasiadamente aquecida e os seus efeitos sobre os preços, que deixou de ser avaliada como apenas transitória e de oferta. Com isso, a política monetária americana vem apontando na direção da retirada mais rápida dos estímulos que vigoram desde há muito tempo”.

A conclusão é de enormes desafios para a economia do País em 2022. Envolve fragilidades fiscais, a forma como tratar a questão dos preços dos combustíveis e a condução da política monetária. A análise assinala que, no segundo ano de convivência com a pandemia, o mundo está distante de superar seus danos econômicos e sociais plenamente, o que retarda a retomada global. Fica claro que todos terão de lidar com a Covid-19 e seus desdobramentos por bastante tempo. Chegou a haver um momento em que a percepção era de que o pior já havia passado, mas a emergência da variante Ômicron, produzindo novos recordes de casos no mundo, e provocado a volta de diversas medidas de restrição à circulação e às atividades econômicas, mudou esse quadro.

Em consequência disso, países como a China começam a perder “preciosos pontos de crescimento”, os gargalos estruturais nas cadeias globais persistem, alimentando a inflação global e sustentando a alta de commodities estratégicas, como o petróleo. Acrescente-se ao quadro as tensões geopolíticas na Europa, tendo em vista o risco de invasão da Ucrânia pela Rússia. São desafios adicionais para a formulação das políticas econômicas.

Na seção sobre a análise do mercado de seguros, é destacada que a arrecadação acumulada em 11 meses de 2021, de R$ 275,3 bilhões em prêmios de Seguros, contribuições de Previdência Complementar e Títulos de Capitalização, foi recorde nos últimos cinco anos (sem Saúde Suplementar e DPVAT). Também positivos, os segmentos de Cobertura de Pessoas e de Capitalização cresceram, respectivamente, 14,1% e 6,2% na comparação de 11 meses (de 2021 versus 2020), taxas suficientes para repor perdas ocorridas em 2020, dados os efeitos da pandemia. O texto traz também um exame especial sobre o mercado de automóveis – vendas e seguros e sinistralidade – e do mercado de seguros de viagem que foi afetado pelo período pandêmico. A publicação apresenta ainda um vasto elenco de estatísticas de seguros de cada Unidade da Federação até novembro do ano de 2021.

Assessoria de Imprensa CNseg

You may be interested

CNseg integra Câmara Temática para modernização
CNseg
70 Vizualizações
CNseg
70 Vizualizações

CNseg integra Câmara Temática para modernização

Publicação - 10 de maio de 2024

 A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) vai atuar como uma das 46 entidades que vão compor a recém-criada Câmara Temática de Modernização do Crédito e Instrumentos de…

Mulheres lideram o protagonismo financeiro
Artigo
81 Vizualizações
Artigo
81 Vizualizações

Mulheres lideram o protagonismo financeiro

Publicação - 10 de maio de 2024

As mulheres brasileiras estão se destacando cada vez mais no cenário financeiro familiar, revela um estudo recente conduzido pela Serasa. Com 93% delas desempenhando um papel ativo…

Porto renova patrocínio com piloto da F1
Porto
63 Vizualizações
Porto
63 Vizualizações

Porto renova patrocínio com piloto da F1

Publicação - 10 de maio de 2024

A Porto acaba de anunciar a renovação da parceria com Felipe Drugovich, piloto brasileiro reserva da equipe Aston Martin F1 Team, da F1, e que compete também…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin