00:00:00
24 Feb

Distribuição de produtos são destaque em boxe da Conjuntura CNseg nº 38

25 de março de 2021
297 Visualizações

O boxe de Produção Acadêmica da edição nº 38 da Conjuntura CNseg – publicada pela Confederação Nacional das Seguradoras – reúne seis artigos – quatro com foco na distribuição de seguros e dois na área de mercado e produto. No artigo Como Fidelizar Clientes de uma Corretora de Seguros na Era Digital, os autores avaliaram o desempenho dos produtos ofertados, a qualidade do atendimento, a probabilidade de fazer novos negócios, entre outros assuntos correlatos. A conclusão da pesquisa é que o preço figura, sim, como um fator muito importante para a escolha, mas destaca que a indicação por familiares ou amigos tem poder de influência muito alto na decisão de compra.

Outro estudo, Controle interno: um estudo de caso em uma corretora de seguros, busca entender como uma corretora nos dias de hoje executa o controle de seus ativos, passivos, despesas e receitas.

Já o artigo Competição em preços entre corretores de seguros de automóveis avalia como os corretores influenciam o prêmio final do seguro. Adaptando o modelo teórico de Stahl ao mercado de seguros de automóveis brasileiro, conclui-se que os corretores escolhem sua comissão em função decrescente do prêmio requerido pela seguradora.

Outro trabalho debruça-se sobre um Plano de negócio: Análise de viabilidade para abertura de uma corretora de seguros na região da grande Florianópolis. A rigor, estuda os diversos requisitos para se abrir uma corretora de seguros, como os conceitos de seguro, corretagem, planos de negócio, empreendedorismo etc.

O trabalho Efeitos longitudinais da concentração setorial sobre as receitas e lucros do mercado segurador brasileiro dedica-se a identificar o efeito da concentração em diferentes ramos do mercado segurador no Brasil sobre a arrecadação de prêmios e a lucratividade. Para cada ramo, calculou-se os principais índices de concentração adotados na literatura empírica: Índice Herfindahl–Hirschman, Razão de Concentração e Índice de Entropia de Theil.

Um diagnóstico de como a Operação Lava Jato produziu efeitos na venda e na sinistralidade da apólice de Responsabilidade Civil de Administradores e Diretores (D&O) consta também da nova edição da Conjuntura CNseg. O artigo Operação Lava Jato: Impactos no Mercado Segurador de Responsabilidade Civil de Executivos conclui que a operação contra corrupção teve papel significativo no aumento da oferta e da procura por seguro D&O no Brasil. Antes, contudo, produziu um aumento severo da sinistralidade.

Assessoria de Imprensa CNseg

You may be interested

Allianz Seguros nomeia diretora Regional Sul
Allianz Seguros
42 Vizualizações
Allianz Seguros
42 Vizualizações

Allianz Seguros nomeia diretora Regional Sul

Publicação - 24 de fevereiro de 2025

Cleide Camilotto (foto) assume hoje, 24, como diretora Comercial Regional Sul da Allianz Seguros. A executiva será responsável pelo desenvolvimento de negócios nos estados do Paraná, Santa Catarina…

AXA no Brasil dá dicas para um Carnaval seguro
Axa no Brasil
31 Vizualizações
Axa no Brasil
31 Vizualizações

AXA no Brasil dá dicas para um Carnaval seguro

Publicação - 24 de fevereiro de 2025

O Carnaval, um dos feriados mais aguardados do ano, está chegando. Seja em viagens, blocos de rua, bailes ou na praia, as opções de diversão são inúmeras.…

Minsait firma parceria com Governo do Amapá
Interesse Público
44 Vizualizações
Interesse Público
44 Vizualizações

Minsait firma parceria com Governo do Amapá

Publicação - 24 de fevereiro de 2025

O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AP), firmou uma importante parceria com a Minsait, empresa de transformação digital e TI do…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin